TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO
Autores
  • Ednê dos Santos Cunha
  • Oswaldo Palma Lopes Sobrinho
  • Roselina Aguiar
  • Brenda Abigail Freire De Jesus Coelho
  • Gisele Assis de Almeida
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/714074-tecnologias-assistivas-como-ferramentas-mediadoras-no-processo-de-ensino-aprendizagem-de-alunos-com-autismo
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Aprendizagem, Educação Inclusiva, Ferramentas Mediadoras, Transtorno de Espectro Autista.
Resumo
As Tecnologias Assistivas (TA) como ferramentas de apoio estão trazendo inovações no contexto da Educação Inclusiva sobretudo para alunos com características do Transtorno de Espectro Autista (TEA), os quais tem tido grandes benefícios com o uso destas ferramentas como mediadoras no processo de ensino-aprendizagem. O uso das TA traz uma gama de recursos como ferramentas tecnológicas que auxiliam nas habilidades e no desenvolvimento de pessoas com deficiências. O objetivo deste estudo é analisar as contribuições das tecnologias assistivas no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa bibliográfica foi ancorada nas contribuições dos estudiosos Walter (2009); Silva; Mulick (2009); Santarosa et al. (2010); Silva (2012); Garcia; Galvão Filho (2012); Schmidt (2013); Cunha (2015); Seeger (2019). Os resultados sinalizam que o uso das TA melhora significativamente os problemas de interações social, linguagem e comportamento. As TA se referem aos recursos que contribuem para proporcionar melhores condições funcionais a pessoas com deficiência promovendo maior independência destes indivíduos, assim como a sua inclusão no meio social. Diversos fatores tem impulsionado o interesse da academia pelas TA haja vista que, a legislação e os movimentos pela inclusão de pessoas com deficiência conquistaram direitos para melhorar a assistência a estas pessoas. Com o aumento das pressões para que a sociedade dê um tratamento adequado às pessoas com deficiência existe a necessidade de um aumento no quantitativo e qualitativo destes recursos, de modo a atender a demanda cada vez mais exigente. Então, estas ferramentas precisam estar em todos os meios sociais, tais como: na escola, no restaurante, no supermercado, na academia, entre outros inúmeros ambientes. É necessário o investimento por parte da sociedade para que estas pessoas sejam recuperadas de uma situação de vulnerabilidade para uma condição de participar de tudo que o rodeia e ir mais além, conquistar o seu emprego com dignidade humana, sendo capaz de constituir família e deixar a sua semente no mundo, façanha que é possível basta querer.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CUNHA, Ednê dos Santos et al.. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/714074-TECNOLOGIAS-ASSISTIVAS-COMO-FERRAMENTAS-MEDIADORAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-ALUNOS-COM-AUTISMO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes