A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BNCC: UMA ANÁLISE DA QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BNCC: UMA ANÁLISE DA QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores
  • Carolina Gomes de Jesus
  • Evandro César Clemente
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Meio Ambiente e Sustentabilidade: Natureza e Sociedade
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/715171-a-educacao-ambiental-e-bncc--uma-analise-da-questao-ambiental-no-ensino-de-geografia
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Educação Ambiental, BNCC, Dialética, Geografia
Resumo
Pela necessidade de ampliar a debates, de promover o pensamento crítico, reflexivo e político na educação básica e pela realidade de como esta nosso planeta hoje entendemos a urgência em efetivar uma educação ambiental. Neste sentido, o presente artigo traz reflexões a partir de leituras, diálogos e estudos realizados na disciplina de Formação do Pensamento Geográfico, oferecida pelo professor Dr. Willian Ferreira Silva do Programa de Pós- graduação da Universidade Federal de Jataí, em conjunto com as orientações do professor Dr. Evandro César Clemente. O objetivo visa apresentar uma possível categoria e método que pode ser pesquisada a educação Ambiental apresentada na BNCC. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica. As reflexões permitiram nós entendemos que através dos autores que dialogam a respeito do método dialético e da categoria território, ressaltam também a importância de a Educação Ambiental ser popular, crítica e emancipatória e defendem as políticas públicas em educação ambiental como um processo dialético e partilhado do Estado e da sociedade civil. A disciplina Formação Do Pensamento Geográfico, oferecida pelo professor Dr. Willian Ferreira Silva e de orientações do professor Dr. Evandro César Clemente Programa de Pós- graduação da Universidade Federal Jataí, com base em estudos, leituras, pesquisas e debates foi fundamental para esclarecimento e aprofundamento de aspectos relacionados a políticas públicas, ao método dialético para estudar a educação ambiental, a categoria que é uma alternativa para compreender a educação ambiental ensinada na BNCC. O objetivo visa apresentar uma possível categoria e método que pode ser utilizados para pesquisar a educação Ambiental apresentada na BNCC. Para a construção do referencial teórico e metodológico estamos fazendo levantamento e revisão bibliográfica a partir dos eixos como Educação Ambiental, categoria território, método dialético entre outros. Hoje ainda se encontram muitas correntes de educação ambiental, com distintas perspectivas teóricas e metodológicas. Porém, existe uma corrente ainda pouco discutida e considerada que é corrente crítica. Essa situação é resultado da leitura da realidade social, ser pautada na luta de classe e na análise da produção capitalista tal como é, geradora da devastação e eliminação dos bens naturais.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JESUS, Carolina Gomes de; CLEMENTE, Evandro César. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BNCC: UMA ANÁLISE DA QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/715171-A-EDUCACAO-AMBIENTAL-E-BNCC--UMA-ANALISE-DA-QUESTAO-AMBIENTAL-NO-ENSINO-DE-GEOGRAFIA. Acesso em: 23/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes