ANÁLISE DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS “MODERNA PLUS” E “MULTIVERSOS” QUANTO A SUA CONTEMPLAÇÃO DO ENFOQUE CTS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
ANÁLISE DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS “MODERNA PLUS” E “MULTIVERSOS” QUANTO A SUA CONTEMPLAÇÃO DO ENFOQUE CTS
Autores
  • Karla Karita Lourenço da Silva
  • WESLEY FERNANDES VAZ
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/715865-analise-das-colecoes-didaticas-moderna-plus-e-multiversos-quanto-a-sua-contemplacao-do-enfoque-cts
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Livros Didáticos, PNLD 2021
Resumo
Com a mudança curricular que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propôs após sua aprovação, os livros didáticos passaram a ser organizados por áreas de conhecimento e não mais como disciplinas isoladas, englobando assim a Biologia, a Física e a Química na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Sabendo da importância do livro didático como um recurso de apoio e embasamento teórico tanto para o professor, quanto para os alunos, surgiu-se o questionamento se os livros didáticos aprovados pela PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) de 2021 estão cobrando conteúdos CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). A importância de se pesquisar sobre o livro didático justifica-se pelo mesmo ser utilizado em todo território nacional, sendo distribuído regular e gratuitamente, em especial as coleções “Moderna Plus” e “Multiversos”, as quais foram analisadas, sendo as coleções que obtiveram o maior número de votos por parte das escolas analisadas como primeira e segunda opção de maior interesse. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho será analisar os livros didáticos das coleções já citadas, quanto a sua contemplação do enfoque CTS, observando quais temáticas são apresentadas no decorrer dos capítulos, se essas temáticos são trabalhadas de acordo com o que a abordagem CTS prevê, além de observar como são trabalhados a promoção da preservação do meio ambiente. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa com foco na revisão bibliográfica documental buscando investigar as coleções mencionadas a cima. Para a coleta de dados, buscou-se recortes pontuais dos livros que representassem a abordagem CTS. Os resultados parciais demonstram que apesar de todos os livros iniciarem os capítulos com exemplos do cotidiano dos alunos visando uma contextualização, em sua maioria não passa de meras exemplificações para iniciar os conteúdos, sendo apenas citados no início de cada capítulo e não mais trabalhados. Com relação as temáticas CTS utilizadas, todos os livros abordaram temas como água, saúde, tecnologia, alimentos, industrias, ... no seu decorrer. Já com relação a promoção da preservação do meio ambiente, em sua maioria os livros apenas citam ao longo do texto alguns exemplos sem se aprofundarem muito. Apesar dos livros serem tradicionalistas e visarem os conteúdos, os mesmos apresentaram destaques para o uso de diferentes tecnologias, além de abrir espaços para debates e discussões por parte dos alunos e reforçar uma visão não deformada da ciência.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Karla Karita Lourenço da; VAZ, WESLEY FERNANDES. ANÁLISE DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS “MODERNA PLUS” E “MULTIVERSOS” QUANTO A SUA CONTEMPLAÇÃO DO ENFOQUE CTS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/715865-ANALISE-DAS-COLECOES-DIDATICAS-MODERNA-PLUS-E-MULTIVERSOS-QUANTO-A-SUA-CONTEMPLACAO-DO-ENFOQUE-CTS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes