CINEMA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CINEMA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
Autores
  • Beatriz Lemes Peres
  • Suely dos Santos Silva
  • Esloane Gonçalves Rodrigues
  • Priscila Bernardo de Oliveira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Cultura e Arte
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/716491-cinema-e-educacao--perspectiva-de-transformacao-da-classe-trabalhadora
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Cinema, Classe Trabalhadora, Desigualdade, Educação, Mulheres
Resumo
A pesquisa tem como tema o papel transformador da educação crítico-reflexiva nas classes trabalhadoras brasileiras, e o desempenho da mulher militante dentro dessa classe, seu protagonismo nas lutas e desafios contra o patriarcado, machismo e violência de gênero. O problema debate como a elite dominante, cuja mentalidade baseia-se na ideia de superioridade à classe trabalhadora, que em função da restrição imposta, não tem acesso a formação educacional de qualidade, humana, pública e laica, os trabalhadores são privados de acesso aos meios de formação profissional e cultural de excelência. A falta de educação e cultura, impõe barreiras, que dificulta a ascensão social. O cinema como capital cultural, gera ganhos, que permitiria maior e mais qualificada participação na sociedade brasileira e transformar a realidade para melhor. Entre membros da classe trabalhadora, a mulher assume papel norteador e nessa condição ela é mais subjugada e injustiçada. A pesquisa toma a mulher como objeto de estudo e investiga o papel que a educação humanizadora de qualidade exerce sobre elas e como contribui para transformar a realidade intelectual, cultural e econômica da classe trabalhadora e visou apontar como objetivos específicos: a) a análise sociológica da violência contra a mulher por meio da representação fílmica; b) como tais representações repercutem na escola; e c) relacionar as diferenças de percepção entre estratos sociais e os índices de violência que vitimizam as mulheres. A pesquisa se desenvolveu por meio de metodologia qualitativa, uso de referencial bibliográfico, documental, e análises de filmografias, com autores conhecidos na área sociológica e educacional, como Duarte (2002), Bourdieu e Passeron (1970), Bergala (2008, 2019), Bourdieu (2002), Marx & Engels (2002) e o Observatório da Mulher contra a Violência (2019), entre outros. Concluiu-se que o cinema tem ampla produção que possibilita o uso pedagógico a ser explorado em sala de aula, filmes como “Conrack: um educador por excelência” apresentado e analisado, e indicações como: "Entre Nós", "Vidas Partidas” e "Rosas"; visto que, filmes como estes permitem desenvolver a consciência crítica das mulheres jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora. Ver-se representada e debater as situações vivenciadas e/ou dramatizadas que podem gerar transformações efetivas e rupturas de alienações nas quais o papel de inferioridade e submissão ao masculino tão enraizado possa ter fim entre as mulheres brasileiras.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERES, Beatriz Lemes et al.. CINEMA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/716491-CINEMA-E-EDUCACAO--PERSPECTIVA-DE-TRANSFORMACAO-DA-CLASSE-TRABALHADORA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes