ENSINO-APRENDIZAGEM EM STEM E A BNCC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
ENSINO-APRENDIZAGEM EM STEM E A BNCC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autores
  • Gabriella Victoria Carvalho E Silva
  • Ana Paula Freitas Vilela Boaventura
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717388-ensino-aprendizagem-em-stem-e-a-bncc--uma-revisao-sistematica-da-literatura
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Base Nacional Comum Curricular, Desafios, Plano Municipal de Jataí, STEM
Resumo
A presente pesquisa destaca a relevância do movimento STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na educação contemporânea, com foco nas implicações desse movimento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na necessidade de efetiva implementação nas instituições escolares. O objetivo principal é analisar como as competências gerais da BNCC abordam o STEM e examinar como essa implementação ocorre no município de Jataí, Goiás. Após uma busca sistemática, bibliográfica e documental para embasar este estudo, compreende-se a BNCC como um guia normativo de extrema importância que delineia um conjunto progressivo de aprendizagens fundamentais para os alunos ao longo da Educação Básica no Brasil. Ao analisar as competências gerais dessa diretriz relacionadas ao STEM, fica evidente a intenção de promover habilidades essenciais para o século XXI, sobretudo no que se refere à formação de profissionais críticos e capacitados para o mercado de trabalho. Todavia, no contexto específico do município de Jataí, a análise das metas do Plano Municipal de Educação revela uma tentativa de introduzir elementos STEM no ensino, especialmente no ensino médio. Entretanto, diversas dificuldades persistem, essas que englobam a adaptação curricular, a instrução adequada dos professores e a garantia de recursos tecnológicos suficientes para o ensino dessas disciplinas. A influência do neoliberalismo na educação, neste sentido, também é outra problemática observada, dado que empresas, governos e financiadores desempenham um papel cada vez mais relevante na definição de políticas educacionais, intentando para uma amplificação econômica em detrimento do desenvolvimento crítico dos estudantes. Ação que resulta na padronização do currículo escolar e na ênfase em avaliações baseadas em resultados ao desconsiderar as especificidades regionais de cada comunidade educativa. Conclui-se, portanto, a relevância do movimento STEM na preparação dos estudantes para um mundo tecnológico em constante evolução. Deve-se inferir, que, para que essa preparação seja efetiva, é imprescindível superar os desafios relacionados à implementação do STEM na BNCC e nas instituições educacionais, que incluem a capacitação de professores, a adaptação curricular e a consideração das particularidades regionais. Somente assim poderá ser garantido que os alunos recebam uma educação integrada e relevante para a realidade em que estão inseridos.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Gabriella Victoria Carvalho E; BOAVENTURA, Ana Paula Freitas Vilela. ENSINO-APRENDIZAGEM EM STEM E A BNCC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717388-ENSINO-APRENDIZAGEM-EM-STEM-E-A-BNCC--UMA-REVISAO-SISTEMATICA-DA-LITERATURA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes