O JOGO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO CEPI JOSÉ FELICIANO FERREIRA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O JOGO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO CEPI JOSÉ FELICIANO FERREIRA
Autores
  • STEPHANIE LETICIA CARVALHO
  • Aline Ferreira de Souza
  • Thaylla Romarya Bronholo Silva
  • Marcos Daniel Alves Martins
  • Éder Mendes de Paula
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717548-o-jogo-como-ferramenta-de-ensino-aprendizagem-na-disciplina-de-historia-no-2-ano-do-ensino-medio-do-cepi-jose-fe
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino-Aprendizagem, Disciplina de História, Jogo, Metodologia, Pesquisa
Resumo
A presente pesquisa é voltada para a análise dos alunos do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino público 'Centro de Ensino em Período Integral José Feliciano Ferreira', acerca de suas impressões quanto ao jogo desenvolvido sendo utilizado como ferramenta de ensino. Traz como objetivo principal demonstrar o quão positivo e promissor o jogo como metodologia de ensino-aprendizagem pode ser quando tratamos da disciplina de História, uma vez que também abordamos o perfil do ensino tradicional utilizado em sala de aula e traçamos comparativos. Para além, outros pontos são levantados, à exemplo: o constante desinteresse em estudar a disciplina de História e as diversas tentativas e necessidades que os docentes têm em inovar cada vez mais em meio a uma série de desafios existentes no âmbito educacional. Utilizando de autores como Jean Piaget e John Dewey, apresentamos como proposta a produção de um material didático de caráter lúdico, que visa colocar o aluno como protagonista principal de seu aprendizado, o levando a criar experiências e impressões através da interação compartilhada, tanto com os próprios colegas quanto com o docente em si, como também são esperadas a busca por novas perspectivas individuais positivas acerca da disciplina. Ao passo em que acompanhamos as turmas do 2º ano do Ensino Médio, evidenciamos a dificuldade existente e a ausência de concentração ao tratar de forma eficaz o ensino-aprendizagem, buscando assim, alternativas que possam suprir esses pontos e tornar os momentos futuros promissores. Ao unir diversão e aprendizagem sem que os elos tradicionais sejam completamente abandonados ou rompidos, tornando-se possível encontrar novos caminhos que solucionem, ainda que parcialmente, os entraves que envolvem a Educação Básica, a fim de transformar o interesse do aluno em lidar com a disciplina de História, tornando-a para ele uma tarefa significativa. Concluímos que as observações realizadas em conjunto com a execução das atividades aplicadas nos alunos, foram essenciais para que o projeto desenvolvido gerasse resultados positivos.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, STEPHANIE LETICIA et al.. O JOGO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO CEPI JOSÉ FELICIANO FERREIRA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717548-O-JOGO-COMO-FERRAMENTA-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-DISCIPLINA-DE-HISTORIA-NO-2-ANO-DO-ENSINO-MEDIO-DO-CEPI-JOSE-FE. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes