A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS AO CONCEITO DE CIDADANIA E PATRIMÔNIO A PARTIR DA EDUCAÇÃO MUSEAL

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS AO CONCEITO DE CIDADANIA E PATRIMÔNIO A PARTIR DA EDUCAÇÃO MUSEAL
Autores
  • Isabela Vitória Silva
  • Alane Cristina Alves França
  • Tailine Souza Diniz Alves
  • Sara De Freitas Ayres
  • Éder Mendes de Paula
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717562-a-integracao-dos-alunos-ao-conceito-de-cidadania-e-patrimonio-a-partir-da-educacao-museal
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Cidadania, Educação Escolar, Educação Museal, PIBID, Patrimônio Cultural
Resumo
Esta apresentação, desde sua elaboração tenta integrar os alunos do Colégio Estadual Alcântara de Carvalho de Jataí, aos conceitos de cidadania e patrimônio cultural a partir da base da educação museal. Salientando de forma básica o que é, e quão importante é esses conceitos da educação museal dentro das escolas, neste sentido, o projeto elaborado a partir da observação prática na escola com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), percebemos que no colégio a muitos alunos que nunca tiveram contato com os patrimônios culturais da cidade e nem conhecimento em questão dos museus e seus acervos, assim para tentar amenizar essa carência dos alunos para os aproximarmos da cultura de sua própria cidade, propormos uma visita técnica pelo museu memorial JK de Jataí, mostrando seus acervos, explicando e explorando os contextos das imagens e objetos históricos, desse modo, fomentando a própria sala a buscar mais informações, para eles sobre os acervos da cidade, os fazendo se entenderem como sujeitos históricos, trazendo também outras alternativas de buscar se integrar aos objetos culturais da cidade como a disponibilidade de uma visita guiada online, podendo integrar não somente os alunos, mas também chamar o interesse de outros cidadãos a conhecer os patrimônios da própria cidade e terem mais relação com a cultura para desenvolvimento social. Assim trazendo consciência do importante papel da história no desenvolvimento social e cultural, como também na educação, em levar conhecimento histórico de forma mais prática e interativa. Percebemos que os alunos de escolas públicas precisam de apoio e um incentivo na aprendizagem, assim nós pibidianos a partir de nossa observação do funcionamento do colégio, nos deparamos com a necessidade de integrar os conceitos da educação museal no colégio, surgindo a ideia de levar os alunos do Colégio Alcântara para o museu e “levar o museu” até eles com vídeo guiado mostrando o museu. Abordamos nesta pesquisa de forma sucinta a experiência vivida deste projeto com os alunos, onde abordaremos a visão deles a partir do que coletamos de uma pequena entrevista escrita para relatarem como sentiram nessa atividade e do que sentiram mais dificuldade. No final discorreremos sobre o que percebemos do papel ser professor, do quanto é importante incentivar o conhecimento e a aprendizagem dos alunos para se desenvolverem como sujeitos históricos.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Isabela Vitória et al.. A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS AO CONCEITO DE CIDADANIA E PATRIMÔNIO A PARTIR DA EDUCAÇÃO MUSEAL.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717562-A-INTEGRACAO-DOS-ALUNOS-AO-CONCEITO-DE-CIDADANIA-E-PATRIMONIO-A-PARTIR-DA-EDUCACAO-MUSEAL. Acesso em: 23/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes