DIAGNOSTICO SOROLÓGICO DE VACAS LEITEIRAS PARA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB)

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
DIAGNOSTICO SOROLÓGICO DE VACAS LEITEIRAS PARA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB)
Autores
  • KARLA CRISTINA RESPLANDES DA COSTA PAZ
  • Maria Eduarda Silva
  • Luiz Cássio Silva Morais
  • Wania Domingos Oliveira
  • Cecília Nunes Moreira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Saúde e Produção Animal
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717635-diagnostico-sorologico-de-vacas-leiteiras-para-leucose-enzootica-bovina-(leb)
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
linfossarcoma em Bovinos, Elisa, Prevalência, Leucemia em Bovinos
Resumo
A leucose enzoótica bovina (LEB) é uma enfermidade infectocontagiosa crônica de caráter neoplásico, causada pelo vírus da leucemia bovina (BLV), acometendo principalmente bovinos de leite criados intensivamente. As principais fontes de infecção são animais doentes ou portadores do BLV. Na maioria dos casos os animais infectados são assintomáticos, e menos de 5% dos animais podem apresentar sinais clínicos, como adenomegalia, anorexia, queda na produção e perda de peso, que leva à caquexia, prostração e decúbito. O diagnóstico da LEB baseia-se no diagnóstico da doença (Linforssacoma) e no diagnóstico da infecção pelo VLB. O diagnóstico de infecção pelo VLB pode ser feita utilizando os métodos sorológicos, como o ensaio imunoenzimático (ELISA) e a imunodifusão em ágar-gel (IDAG), e para o isolamento do agente pode ser feito o teste da reação em cadeia da polimerase (PCR). Os objetivos desse estudo foram determinar e relatar o status sorológico do BLV em uma propriedade leiteira no município de Jataí-GO, utilizando um teste de anticorpos ELISA (gp-51; IDEXX). O estudo em questão foi realizado com 44 animais da raça girolando e holandês com idade de 1 ano e 7 meses à 5 anos, em que a pesquisa ocorreu em virtude da confirmação de alguns casos de LEB através do exame histopatológico com alguns animais que foram ao óbito na propriedade, que apresentavam sinais clínicos de emagrecimento, redução na produção de leite, apatia, constipação, exoftalmia, paresia, debilitadade, espasmos musculares, tremores constantes, aborto e diarreia que apesar de não patognomonicos são altamente sugestivos da enfermidade. Foi coletado um volume total de 10 ml de sangue sem EDTA e transportados para ao laboratório. No laboratório, as amostras foram centrifugadas e separadas o coágulo do soro, e posteriormente o soro foi congelado. Para a realização do ELISA, foi utilizado 50 ul de soro na temperatura ambiente em cada cavidade da placa impregnada com o antígeno para identificação de animais soropositivos. No total, foram realizados o exame em 44 animais, nos quais 50% desses animais testaram positivos. Conclui-se, que o diagnóstico precoce dos animais positivos no rebanho é de extrema importância, visto que possibilita a segregação e descarte dos animais soropositivos, para que dessa forma a transmissão seja minimizada, ressaltando que a criação intensiva nos quais animais na bovinocultura de leite são submetidos eleva a transmissão do vírus dentro do rebanho.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAZ, KARLA CRISTINA RESPLANDES DA COSTA et al.. DIAGNOSTICO SOROLÓGICO DE VACAS LEITEIRAS PARA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB).. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717635-DIAGNOSTICO-SOROLOGICO-DE-VACAS-LEITEIRAS-PARA-LEUCOSE-ENZOOTICA-BOVINA-(LEB). Acesso em: 23/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes