CRESCIMENTO DA ÁREA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DOS ÚLTIMOS 78 ANOS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CRESCIMENTO DA ÁREA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DOS ÚLTIMOS 78 ANOS
Autores
  • Dayana Fernandes Leão
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro
  • Samuel Oliveira Lima
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ciências Exatas
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717735-crescimento-da-area-de-pesquisa-em-ensino-de-quimica--uma-avaliacao-preliminar-dos-ultimos-78-anos
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino de Química, Avaliação Quantitativa, Importância
Resumo
A área de pesquisa em ensino de química tem papel primordial no processo de melhoria da qualidade educacional do país, uma vez que está relacionada ao avanço dos aspectos relacionados à formação de professores de química e aos processos de ensino-aprendizagem que devem redundar na alfabetização científica dos estudantes. Dessa forma, objetivamos realizar uma análise quantitativa dos trabalhos publicados na área de pesquisa em ensino de química. Para isso, utilizamos o banco de dados Web of Science com os descritores “chemistry teaching” e “chemistry education” e avaliamos a quantidade de trabalhos publicados na área desde o ano de 1945. De 1945 a 2023 foram publicados 15910 trabalhos, sendo que 47% deles foram publicados de 1945 a 2014, com uma média de 118 artigos publicados a cada ano, e 53% publicados após 2015, com uma média de 798 trabalhos publicados por ano. Uma tendência de aumento de publicações é percebida na área a partir do final da década 1990 e isso pode ser explicado pela necessidade crescente observada pelos países em alfabetizar cientificamente seus cidadãos e a necessidade de reformulação de seus currículos na área de ciências naturais visando um estímulo para que as pessoas seguissem carreiras científicas (CACHAPUZ et al, 2010). A partir de 2018 houve um aumento significativo no número de publicações por ano, mostrando-se uma área consolidada academicamente. Além disso, importante observar que o país que mais publicou na área foram os Estados Unidos, com quase 7000 trabalhos. O segundo país que mais publicou foi o Brasil (824 trabalhos), seguido de Espanha (807 trabalhos), Alemanha (720 trabalhos) e China (663 trabalhos). O Brasil possui uma comunidade crescente na área de ensino de química, evidenciada pela quantidade de autoria brasileira nos trabalhos na área. Importante frisar, ainda, que a área de pesquisa em ensino de química não possui tradição de publicação de suas pesquisas em revistas de escopo internacional, uma vez que há uma preocupação dos pesquisadores em desvelar problemas e realidades locais. Dessa maneira, os dados avaliados permitem-nos perceber a importância dessa área de pesquisa no contexto científico.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEÃO, Dayana Fernandes; RIBEIRO, Eveline Borges Vilela; LIMA, Samuel Oliveira. CRESCIMENTO DA ÁREA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DOS ÚLTIMOS 78 ANOS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717735-CRESCIMENTO-DA-AREA-DE-PESQUISA-EM-ENSINO-DE-QUIMICA--UMA-AVALIACAO-PRELIMINAR-DOS-ULTIMOS-78-ANOS. Acesso em: 03/12/2024

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