OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Autores
  • Bárbara Alves Siqueira
  • Ana Flávia de Sousa Lopes
  • Waldenir Do Prado
  • Pedro Henrique De Melo Silva
  • Laís Fernanda Fernandes Dutra
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717744-oficina-pedagogica-como-estrategia-de-aprendizado--a-independencia-do-brasil
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Constituição, Ensino de História, Independência, Oficina Pedagógica
Resumo
A Independência do Brasil é um conteúdo presente no currículo de história da educação básica, no entanto, observa-se que as abordagens em sala de aula são superficiais. Partindo dessa constatação a oficina pedagógica com o tema central a “Independência do Brasil”, contou com a iniciativa do professor preceptor de história do Colégio Estadual Serafim de Carvalho de Jataí Goiás, tendo como público-alvo alunos do ensino médio, precisamente as turmas de 1º e 2º anos. O objetivo da oficina consistiu em problematizar o processo de independência do Brasil destacando os embates que levaram à ruptura com Portugal, que possibilitasse a construção, pelos alunos, de uma constituição e de uma bandeira para o novo país. Segundo Oliveira (2022), durante o final do século XIX e ao longo do século XX, o 7 de setembro de 1822 foi mobilizado politicamente, por múltiplos grupos e partidos, buscando criar consensos na construção de laços de cunho nacional e identitário entre segmentos sociais e raciais desiguais. Para a realização da oficina elaboramos um roteiro, dividimos os alunos em cinco grandes grupos, apresentamos os acontecimentos que levaram à independência e seus desdobramentos, seguido de um panorama da Constituição do Haiti e da Constituição brasileira de 1988. As fontes utilizadas foram fragmentos da Constituição do Haiti e da Constituição Brasileira de 1988 que foram distribuídas aos grupos. Cabe destacar que de acordo com Pereira e Seffner (2008) as fontes históricas devem ser usadas não para mostrar a veracidade do discurso do professor, mas para mostrar aos estudantes a complexidade da construção do conhecimento histórico. Esse exercício em sala de aula permite aprender a investigar e identificar o documento, portanto, mostrando a especificidade da narrativa histórica, e desenvolvendo com o estudante sua capacidade de crítica, análise e interpretação do documento. Durante a realização da oficina foi possível perceber que a maior parte dos alunos/grupos estavam interessados na explicação, na execução da atividade e se comprometeram em sua execução. Foi possível perceber que o uso de metodologias diversificadas nas aulas de história, como a oficina pedagógica, melhora as relações socioafetivas entre os alunos, professores e residentes. A relevância desta atividade está na importância e necessidade de formação de professores capazes de adotar diferentes estratégias para uma aprendizagem mais significativa nas aulas de história.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SIQUEIRA, Bárbara Alves et al.. OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717744-OFICINA-PEDAGOGICA-COMO-ESTRATEGIA-DE-APRENDIZADO--A-INDEPENDENCIA-DO-BRASIL. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes