DITADURA CIVIL MILITAR: ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA SENSÍVEL EM SALA DE AULA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
DITADURA CIVIL MILITAR: ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA SENSÍVEL EM SALA DE AULA
Autores
  • Larissa barth
  • Sandra Nara da Silva Novais
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717750-ditadura-civil-militar--ensino-de-historia-e-memoria-sensivel-em-sala-de-aula
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ditadura, Ensino, Intervenção, Opressão, Resistência, Sensível
Resumo
Ditadura Civil Militar é um conteúdo presente no currículo de história da educação básica, contudo, muitas vezes não é explorado de maneira crítica. Partindo dessa constatação a intervenção realizada no Programa Residência Pedagógica intitulada “Ditadura Civil Militar: opressão e resistência”, teve como objetivo problematizar os fatores que levaram ao Golpe de 1964, com ênfase na opressão e resistência vividas nesse período trágico e violento da história do Brasil. No âmbito da educação básica, na maioria das vezes, esse conteúdo é abordado com “superficialidade”, ou seja, os professores não aprofundam nas questões traumáticas, o que é extremamente necessário, pois, mesmo que seja dolorido trazer à tona esses “temas sensíveis”, que são “temas que estão historicamente associados ao uso de violência contra grupos marginalizados, gerando um trauma que reverbera no tempo presente” (Piubel, p.71, 2020). Esse exercício é fundamental no sentido de que se evite que esse tipo de acontecimento venha a se repetir. A oficina foi realizada nas quatro turmas do nono ano do Colégio Estadual Polivalente Dante Mosconi, em Jataí Goiás. Na primeira parte da oficina apresentei os fatores que levaram o Brasil à Ditadura Civil Militar, o golpe de 1964 e a instituição dos Atos Institucionais – 1, 2 e 5. Utilizei como fonte matérias de jornais para que os alunos pudessem perceber o destaque dado pela imprensa à Ditadura Civil Militar. Na segunda trabalhei dois vídeos com relatos de torturas trazendo à tona memórias desse passado sensível. Na terceira destaquei as resistências da população brasileira, a atuação dos movimentos populares, estudantis, passeatas, e a arte engajada, destacando principalmente as chamadas canções de protesto, que contestavam a ditadura. As fontes utilizadas foram duas canções: “Cálice”, de composição de Chico Buarque e Gilberto Gil, e “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. Finalizando produzi uma apresentação com slides, onde destaco os pontos importantes, trago as imagens e os vídeos que foram usados durante a oficina. A metodologia utilizada foi a aula dialogada, pois o professor deve ir fazendo indagações aos alunos durante sua exposição. Percebi que em todas as turmas, grande parte dos alunos estavam interessados, obtive boa participação, questionamentos e dúvidas, o que demonstra o interesse pelo conteúdo trabalhado durante a realização da oficina.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARTH, Larissa; NOVAIS, Sandra Nara da Silva. DITADURA CIVIL MILITAR: ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA SENSÍVEL EM SALA DE AULA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717750-DITADURA-CIVIL-MILITAR--ENSINO-DE-HISTORIA-E-MEMORIA-SENSIVEL-EM-SALA-DE-AULA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

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