JOGO DOS ELEMENTOS: UMA ESTRATÉGIAS LÚDICA PARA O ENSINO DE CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
JOGO DOS ELEMENTOS: UMA ESTRATÉGIAS LÚDICA PARA O ENSINO DE CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
Autores
  • Thálita Guimarães Freire
  • Fernando Alves Lima
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro
  • Marihelma de Freitas Pereira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717874-jogo-dos-elementos--uma-estrategias-ludica-para-o-ensino-de-classificacao-dos-elementos-quimicos
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino Lúdico, Ensino Médio, Química, Elementos Químicos
Resumo
Historicamente, o ensino de química tem sido caracterizado por uma ênfase na memorização de fatos e fórmulas, frequentemente afastando os estudantes de uma compreensão profunda dos princípios subjacentes. No entanto, sabemos que a compreensão conceitual é fundamental para a aprendizagem significativa, e é nesse contexto que os jogos e atividades lúdicas se destacam. Eles oferecem um ambiente de aprendizagem dinâmico, no qual os estudantes são incentivados a explorar, experimentar e interagir com os conceitos químicos de maneira prática e divertida. Os jogos e atividades lúdicas podem ser utilizados em diversas fases do processo de ensino e aprendizagem: avaliação, contextualização, mobilização de conhecimentos, inserção de novos conteúdos etc. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar a utilização do “Jogo dos Elementos” para o ensino de classificação dos elementos químicos da Tabela Periódica em um contexto de aplicação de atividades do PIBID-Interdisciplinar. O Jogo consiste em um jogo de adivinhação baseado nas características dos diversos elementos químicos e sua classificação em metais, ametais e gases nobres. São apresentadas dicas com características específicas relacionadas a determinados elementos químicos da tabela periódica e os alunos (em grupos) precisam descobrir qual é o elemento. São apresentadas no máximo 5 dicas e a pontuação diminui de acordo com a quantidade de dicas dadas. O grupo que fizer mais pontos, ganha o jogo. O professor possui as fichas com as características de cada um dos elementos e organiza o jogo. O jogo foi aplicado em duas turmas de primeiro ano do Colégio José Manuel Vilela, unidade 2. Os estudantes foram divididos em 6 grupos em cada uma das salas e participaram ativamente de toda a aplicação. Embora inicialmente as regras não permitissem consulta, ao longo da aplicação percebemos a necessidade de os estudantes utilizarem a Tabela Periódica. Percebemos que com o jogo, os estudantes foram envolvidos de forma ativa em sua própria aprendizagem e a atividade avaliativa se tornou divertida.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREIRE, Thálita Guimarães et al.. JOGO DOS ELEMENTOS: UMA ESTRATÉGIAS LÚDICA PARA O ENSINO DE CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717874-JOGO-DOS-ELEMENTOS--UMA-ESTRATEGIAS-LUDICA-PARA-O-ENSINO-DE-CLASSIFICACAO-DOS-ELEMENTOS-QUIMICOS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes