GINCANA MATEMÁTICA: UM JOGO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
GINCANA MATEMÁTICA: UM JOGO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Autores
  • Rafael Guimarães Moraes
  • IZABELA CARVALHO DOS SANTOS
  • Bruna Gomes Maia
  • Adriana Batista da Silva
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718095-gincana-matematica--um-jogo-para-estimular-a-aprendizagem-de-matematica-basica-na-educacao-fundamental
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Matemática, Jogos, PIBID
Resumo
A utilização de jogos como ferramenta pedagógica tem ganhado crescente reconhecimento e interesse na comunidade educacional. Neste contexto, realizamos, no contexto do PIBID-Interdisciplinar, uma gincana matemática, cujo intuito era realizar uma revisão sobre cálculos básicos (operações com frações e raiz quadrada, cálculos de áreas de figuras geométricas, números primos, funções de primeiro grau, operações de multiplicação e divisão, resolução de problemas) com alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Jataí-GO. Os estudantes foram divididos em grupos distintos e os integrantes de cada grupo batalhavam entre si respondendo os problemas matemáticos (Por exemplo: Calcule o perímetro de um quadrado cujos lados medem 20cm / Resolvendo a simplificação de v32, vamos obter qual resultado?) e o estudante jogava um dado e andava o número de casas sorteado em um tabuleiro caso acertasse a questão. Assim, a ideia consistiu em avaliar de a gincana seria capaz de proporcionar um momento lúdico aos estudantes, ao mesmo tempo que os estimulava a estudar. A matemática, como disciplina fundamental no currículo educacional, frequentemente é percebida como desafiadora e abstrata, o que pode gerar desinteresse e ansiedade nos alunos. A gincana matemática se mostrou interativa, tornando o processo de estudo da matemática mais acessível e divertido para os estudantes. Em geral, atividades lúdicas no ensino de matemática representam uma estratégia pedagógica eficaz para promover a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos, bem como para estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, raciocínio lógico e trabalho em equipe entre os alunos. A combinação de competição saudável, interatividade e desafios matemáticos são capazes de proporcionar um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente e acreditamos que a Gincana Matemática pode estar inserida nesse contexto. Portanto, a implementação de gincanas matemáticas nas salas de aula deve ser encorajada como uma abordagem pedagógica que não apenas melhora a compreensão da matemática, mas também fomenta o entusiasmo dos alunos por essa disciplina fundamental.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAES, Rafael Guimarães et al.. GINCANA MATEMÁTICA: UM JOGO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718095-GINCANA-MATEMATICA--UM-JOGO-PARA-ESTIMULAR-A-APRENDIZAGEM-DE-MATEMATICA-BASICA-NA-EDUCACAO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes