A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO
Autores
  • Lucas Fernando Krummenauer
  • Sabrina Toffoli Leite
  • Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos
  • Lilian Ferreira Rodrigues Brait
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Saúde do Adulto/Idoso
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718354-a-pratica-de-atividade-fisica-de-professores-de-educacao-fisica-escolar-da-rede-publica-de-ensino-do-municipio-de
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Atividade física, Professores, Benefícios
Resumo
Atualmente é comum observar muitas pessoas que se encontram acima do peso e sedentários. Em relação aos professores de Educação Física, espera-se que estes sejam pessoas ativas, uma vez que a atividade física regular (AFR) está diretamente ligada à sua profissão. Sabe-se que AFR trará benefícios tanto para a vida pessoal dos professores como para a atuação profissional na docência, pois, além de proporcionar melhorias em sua saúde, podem incentivar seus alunos a praticarem alguma AFR, tanto para o bem corporal, quanto para a longevidade de vida. Entende-se que a atividade física pode ser definida como todo e qualquer movimento que envolva os músculos esqueléticos, e resultem em gasto de energia relacionado com a intensidade, duração e frequência realizado pelo corpo. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo compreender se os professores de Educação Física da rede municipal possuem vida ativa fisicamente, bem como, entender os fatores que favorecem e desfavorecem tal prática. O estudo foi realizado com nove professores, de ambos os sexos, da rede municipal de Jataí-GO. Para este estudo foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado. Dos resultados obtidos, evidencia-se uma boa prática de AFR por parte dos professores, pois 77% dos entrevistados praticam AFR. Entre os homens a frequência foi de cinco vezes por semana, com duração média de 1,3 horas por dia, já entre as mulheres a frequência foi menor, de duas vezes por semana com duração média de 0,6 horas por dia, o que caracteriza os sujeitos como ativos. Quanto às modalidades praticadas pelos professores de educação física escolar, foi relatado que exercitam caminhada, crossfut, capoeira e musculação. Ao observarmos o motivo que leva o professor a não praticar uma AFR, nota-se que o cansaço físico e falta de tempo foram as justificativas apresentadas por eles. Ainda, as práticas seriam realizadas no tempo livre destes profissionais, mas a grande maioria apontou que este momento se destina ao cuidado com a família, montagem e revisão dos planos de aula, o que também se configura como uma problemática para a adesão da AFR.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KRUMMENAUER, Lucas Fernando et al.. A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718354-A-PRATICA-DE-ATIVIDADE-FISICA-DE-PROFESSORES-DE-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR-DA-REDE-PUBLICA-DE-ENSINO-DO-MUNICIPIO-DE. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

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