NARRATIVAS DOCENTES SOBRE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UFJ

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UFJ
Autores
  • Raífa Resende Alves
  • Vanderlei Balbino da Costa
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718357-narrativas-docentes-sobre-inclusao-de-estudantes-com-deficiencia-na-ufj
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Inclusão, Ensino Superior, Estudantes com Deficiência, Narrativas Docentes
Resumo
Tendo em vista que a educação inclusiva é um direito fundamental assegurado em nossa legislação constitucional e infraconstitucional, bem como considerando que a atuação docente tem um papel de destaque para a permanência e o êxito dos estudantes com deficiência em todos os níveis de ensino, o tema da presente pesquisa é a inclusão dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Jataí – UFJ, segundo as narrativas dos docentes dessa instituição. Assim, saber como se configura a inclusão desses estudantes nos cursos de graduação da referida instituição, por meio das narrativas dos docentes, constitui-se na questão norteadora dessa investigação. Apoiando-se em referenciais teóricos sobre pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2015), educação inclusiva (figueira, 2011), estudos da deficiência (DINIZ, 2007) e formação docente para atuação inclusiva (SANTANA, 2019), a pesquisa tem o objetivo geral de compreender por meio das narrativas dos docentes, a inclusão de estudantes com deficiência nos cursos de graduação da UFJ. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa pretende, por meio da análise das narrativas, identificar quais as principais dificuldades apontadas pelos docentes para a inclusão de estudantes com deficiência, quais as práticas pedagógicas adotadas por eles para dar efetividade a esse processo de inclusão, bem como quais as concepções de deficiência presentes em seus relatos. Para tanto, a metodologia empregada será a entrevista narrativa, a ser realizada de forma síncrona e virtual com 8 (oito) docentes que atuam em diferentes cursos de licenciatura e bacharelado da UFJ. Por fim, acredita-se que após a análise das narrativas dos docentes, será possível melhor conhecer e compreender o processo de inclusão dos estudantes com deficiência na UFJ e assim contribuir com a produção de conhecimento para o campo da educação inclusiva. Além disso, espera-se que a pesquisa desencadeie sugestões de propostas de inserção social ligadas à formação docente para atuação em contextos inclusivos e propostas de planos de desenvolvimento institucional em prol da inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, especificamente na UFJ.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Raífa Resende; COSTA, Vanderlei Balbino da. NARRATIVAS DOCENTES SOBRE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UFJ.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718357-NARRATIVAS-DOCENTES-SOBRE-INCLUSAO-DE-ESTUDANTES-COM-DEFICIENCIA-NA-UFJ. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes