CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE DIABETES MELLITUS TIPO 1, MANEJO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE DIABETES MELLITUS TIPO 1, MANEJO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Autores
  • Vanessa Carvalho Barros de Castro
  • Ludmila Grego Maia
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação em Saúde
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718410-conhecimento-e-percepcao-dos-profissionais-de-educacao-sobre-diabetes-mellitus-tipo-1-manejo-em-situacoes-de-eme
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Diabetes Mellitus, Conhecimento, Profissionais de Educação, Manejo
Resumo
A importância do conhecimento dos profissionais de educação em diabetes mellitus tipo 1 está para que possam contribuir na autogestão da criança através do manejo das situações adversas que poderão ocorrer no ambiente escolar. Isso não havendo poderão trazer consequências que impactaram na qualidade de vida da criança. Tal situação faz com que a criança com diabetes continue tendo dificuldades de adaptação escolar. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é avaliar o conhecimento dos profissionais de educação da rede municipal de ensino sobre diabetes mellitus tipo 1 e sua atitude no manejo com escolares em situação de emergência. A metodologia adotada foi um estudo de corte transversal, exploratório e descritivo, por meio da investigação com a utilização de instrumentos de pesquisa aplicados aos profissionais da educação: coordenadores, diretores, profissionais de apoio e professores da pré-escola das escolas municipais. Os resultados apresentados demonstraram conhecimento insuficiente e inadequado quanto ao manejo e controle do diabetes para a maioria das variáveis analisadas, sendo 72% para o conhecimento dos valores de referência e sinais e sintomas relacionados, 100% para o conhecimento sobre hipoglicemia e 86% sobre as condutas em casos de hipoglicemia grave. Ainda identificamos que os profissionais, quando questionados sobre as orientações que receberam de profissionais das escolas ou de outros órgãos, 97,8% relataram que não receberam nenhum tipo de orientação e ainda 68,8% relataram que a escola investiga, no momento da matrícula, se o aluno tem DM, mas apenas 60,2% relataram que recebem esse feedback sobre a condição do aluno. Quanto ao treinamento prático para o manejo da DM, 96,8% declararam que nunca o receberam, 21,6% já atenderam ao menos um aluno com DM na escola, estando 65% desses alunos na faixa etária entre seis e nove anos de idade. Diante destes resultados, faz necessário que a gestão educacional oferte condições de acesso a informações e ao conhecimento aos profissionais de educação para que possam estar preparados para o atendimento às demandas escolares, a fim de levar a estes profissionais o desenvolvimento do conhecimento e atitudes para o manejo dos escolares em situações de emergência em diabetes. Com o desdobramento deste estudo, implementou-se um programa de treinamento para a educação em saúde para os responsáveis pelo Programa Saúde na Escola e desenvolvimento de um fluxograma de atendimento para as unidades escolares.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Vanessa Carvalho Barros de; MAIA, Ludmila Grego. CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE DIABETES MELLITUS TIPO 1, MANEJO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718410-CONHECIMENTO-E-PERCEPCAO-DOS-PROFISSIONAIS-DE-EDUCACAO-SOBRE-DIABETES-MELLITUS-TIPO-1-MANEJO-EM-SITUACOES-DE-EME. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes