O DEBATE SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA NOS TEXTOS DE CRÍTICA LITERÁRIA DE MACHADO DE ASSIS (1865-1873)

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O DEBATE SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA NOS TEXTOS DE CRÍTICA LITERÁRIA DE MACHADO DE ASSIS (1865-1873)
Autores
  • Luciana Tavares Borges
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Cultura e Arte
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718466-o-debate-sobre-a-identidade-nacional-brasileira-nos-textos-de-critica-literaria-de-machado-de-assis-(1865-1873)
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Identidade Nacional, Literatura, Cultura Política, Machado de Assis
Resumo
Na construção do Estado moderno do Brasil oitocentista (1840-1889), a literatura ganhou legitimidade como documento de nacionalidade no projeto de cultura política erguido pela Casa de Bragança. Tal premissa foi se acentuando com a criação do IHGB( Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), que buscava tecer através de um passado atualizado, a colocação do País numa tradição Ocidental. Nesse sentido, a literatura buscaria e, principalmente, pelos autores românticos arregimentarem uma narrativa, que buscasse na natureza e no indígena, duas matrizes de Identidade Nacional. A fórmula se basearia na criação de mitos e não na problematização dos entraves sociais advindos do processo histórico de colonização. Acompanhando essa matéria, o escritor brasileiro, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), se colocou nesse debate, instigando seus pares sobre a função social do literato e consequentemente sobre a função da literatura brasileira. Em seus textos chaves sobre crítica literária - Ideal do Crítico (1865), Notícia atual da literatura brasileira - Instinto de Nacionalidade (1873), Machado toca no cerne sobre as questões incipientes sobre a literatura brasileira. O que a mesma deveria tratar? Sobre a Cor Local? como isso implicaria na função do escritor? Caberia ao mesmo tecer sobre as questões sociais e políticas do seu tempo? Ou deveria se ocupar de querelas sobre o mito de origem de nossa nacionalidade? Como estaria a poesia, a prosa e o teatro no Brasil dos oitocentos? A luz dessas questões trazemos esses textos de crítica literária de Machado de Assis com a pretensão de problematizar em que sentido a direção do projeto de cultura política da monarquia brasileira influenciou nos escritos literários do século XIX, sobretudo, a partir do Romantismo, como autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e José de Alencar, que trouxeram em suas obras a construção pictória de um País, que na ausência de uma Identidade, a criava. E partindo dessa premissa, como Machado de Assis problematizava o sentido da literatura e do literato nas questões sociais do Brasil dos anos de 1800.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Luciana Tavares. O DEBATE SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA NOS TEXTOS DE CRÍTICA LITERÁRIA DE MACHADO DE ASSIS (1865-1873).. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718466-O-DEBATE-SOBRE-A-IDENTIDADE-NACIONAL-BRASILEIRA-NOS-TEXTOS-DE-CRITICA-LITERARIA-DE-MACHADO-DE-ASSIS-(1865-1873). Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes