O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SALA DE AULA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SALA DE AULA
Autores
  • Naiane Martins da Silva
  • SABRINA CARLINDO SILVA
  • DIMAS MORAES PEIXINHO
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718526-o-papel-do-professor-na-educacao-inclusiva-em-sala-de-aula
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Inclusão, Prática de Ensino, Ambiente Escolar
Resumo
A educação inclusiva pode ser entendida como uma prática de ensino que tem por objetivo propor condições de similaridades no processo ensino-aprendizagem em sala de aula, considerando que existem diferentes necessidades entre os estudantes no ambiente escolar. Frente a essa realidade nesse trabalho objetiva-se: analisar o papel do professor na educação inclusiva em sala de aula como agente mediador do ensino para todos. Os objetivos específicos desta análise são: “apresentar a importância da inclusão em sala de aula; e discutir o papel do professor mediador no meio escolar frente a educação inclusiva. A metodologia de ensino utilizada são de dados bibliográficos, além disso, trata-se de uma abordagem discursiva qualitativa. Os resultados deste estudo apontam a educação inclusiva como uma prática de ensino imprescindível para a educação de alunos inseridos no ambiente escolar. Um dos principais papeis do professor mediador em sala de aula é entender as necessidades dos discentes para ele possa melhor planejar, organizar e trabalhar suas aulas de forma inclusive e dinâmica, afim de proporcionar o conhecimento para todos. Trabalhar com a educação inclusiva em sala de aula é uma alternativa de acesso e mecanismos de seleção capazes de quebrar as barreiras da aprendizagem. As tomadas de decisões sobre a aplicabilidade de ações inclusivas devem ser realizadas em conjunto com todo o corpo docente do núcleo escolar, juntamente com a presença dos familiares dos discentes e demais profissionais das diferentes áreas de apoio, como: saúde, educação, segurança, entre outros. É importante que o professor busque pelo conhecimento da educação inclusiva, sejam em cursos preparatórios ou especializações, já que a educação em geral possui um leque de áreas educativas e oportunidades que aprimoram e qualificam os conhecimentos dos docentes. Para isso, é necessário que as práticas e metodologias de ensino inclusivo sejam preparadas e ao ser aplicadas no meio escolar, contribuam para o conhecimento de todos os alunos, sejam eles portadores de alguma necessidade especial ou não.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Naiane Martins da; SILVA, SABRINA CARLINDO; PEIXINHO, DIMAS MORAES. O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SALA DE AULA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718526-O-PAPEL-DO-PROFESSOR-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA-EM-SALA-DE-AULA. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes