RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JATAÍ GOIÁS - INCLUSÃO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JATAÍ GOIÁS - INCLUSÃO
Autores
  • Flávia Furtado Silva Lima
  • Joice Rodrigues de lima
  • Bruna Ramos Maia
  • Juciane Gomes Carlos
  • Ana Carolina verginassi Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718637-relatos-de-experiencia-no-municipio-de-jatai-goias---inclusao
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Relatos, Diversidade, Inclusão
Resumo
O presente resumo, pretende apresentar ações pedagógicas que possam facilitar à inclusão escolar na educação infantil e ensino fundamental, por meio do Programa de Residência Pedagógica. O fomento da pesquisa se deu por meio do Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, junto à Universidade Federal de Jataí e a instituição de educação básica. Todas foram de suma importância para garantir que essa pesquisa fosse realizada. O objetivo do programa de Residência Pedagógica, é de desenvolver atividades com os alunos na educação básica, temas da diversidade social inclusiva, discutindo temas relativos à escola inclusiva, educação especial e pessoas minorizadas, nas/das instituições de ensino e em outros contextos sociais, sendo possível desenvolver atividades de caráter didático-pedagógico e de interação com a comunidade acadêmica, bem como estimular e estabelecer o trabalho coletivo e colaborativo, enfim, fomentar o processo formativo. Conforme o Programa Capes (2022), dispõe que o subprojeto intitulado, TRABALHANDO AS DIFERENÇAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: POR UMA CULTURA DE PAZ, intenciona alavancar nas escolas, ações educativas que possam propiciar a inclusão de todos os alunos, em especial daqueles que se encontram fragilizados, seja pelo fracasso escolar, dificuldades de aprendizagem, deficiências e ou pelas diferenças, existentes nas escolas em todas as etapas, graus e modalidades. (p.3). Diante da justificativa e necessidade em que vivemos, as escolas públicas estão sediadas em diferentes realidades sociais, e na escola em que realizamos vivência dos relatos não é diferente. Pensando nesta comunidade do município nós residentes do programa realizamos reflexões e colocamos em práticas planejamento em torno da diversidade inclusiva. O trabalho realizado, foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, buscando compreender a realidade educacional das turmas do 5º ano e Jardim II do ensino fundamental de uma escola pública, do município de Jataí-GO. A partir das observações, foi possível realizar atividades de intervenção com eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos das turmas citadas.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Flávia Furtado Silva et al.. RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JATAÍ GOIÁS - INCLUSÃO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718637-RELATOS-DE-EXPERIENCIA-NO-MUNICIPIO-DE-JATAI-GOIAS---INCLUSAO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes