EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autores
  • RAQUEL VIEIRA GOMES
  • Cristiane Souza Borzuk
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718895-educacao-e-formacao-humana--uma-analise-critica-da-base-nacional-comum-curricular
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Pseudoformação, Teoria Crítica da Sociedade, Emancipação
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo, desenvolvida como parte da reforma educacional no Brasil, que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os estudantes da Educação Básica devem desenvolver ao longo da trajetória escolar para obter uma formação humana integral. Ela é o guia para a elaboração dos currículos escolares em todo o território nacional e se destina a orientar a educação desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Parte-se da hipótese de que os princípios que sustentam a BNCC, ao invés de promoverem formação humana integral, promovem a pseudoformação. Isto posto, este trabalho tem por objetivo investigar se a BNCC, em seus fundamentos enquanto documento normativo, orienta para a formação ou a pseudoformação. Apresenta, também, como objetivos específicos expor as principais reformas educacionais ligadas à criação de currículos; desenvolver o conceito de pseudoformação; examinar os fundamentos da BNCC; verificar se a BNCC orienta para um processo de formação ou pseudoformação. Esta pesquisa será realizada em três etapas. Em um primeiro momento, será realizada uma revisão bibliográfica visando a reconstrução da história educacional no Brasil e suas relações com a realidade histórica dos períodos, a partir de consultas às leis e trabalhos científicos. Também, da mesma forma, a revisão bibliográfica buscará resgatar conceitos teóricos como: formação, pseudoformação e educação emancipatória, utilizando textos da Teoria Crítica. Na etapa seguinte, será feita uma investigação empírica de caráter documental em que serão utilizados documentos oficiais que subsidiam as reformas educacionais, combinado ao texto da BNCC em sua última verão de 2018, para investigar e apresentar seus fundamentos. Por fim, a última etapa será um processo de categorização e análise do material recolhido anteriormente e, com base na Teoria Crítica, serão elencados as categorias de análise para traçar pontos de coerências e contradições entre o conceito de pseudoformação e a proposta de formação contida na Base Nacional Comum Curricular. Será realizada a análise empírico sociológica de produtos intelectuais. Espera-se, com esta pesquisa, lançar luz sobre os fundamentos da BNCC para melhor compreender que tipo de formação está sendo proposta no Brasil. A educação formal pode ser compreendida como um dos pilares necessários para uma formação humana integral e suas bases devem proporcionar isso.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, RAQUEL VIEIRA; BORZUK, Cristiane Souza. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718895-EDUCACAO-E-FORMACAO-HUMANA--UMA-ANALISE-CRITICA-DA-BASE-NACIONAL-COMUM-CURRICULAR. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes