VESTÍGIOS DA PRÉ-HISTÓRIA EM GOIÁS: CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
VESTÍGIOS DA PRÉ-HISTÓRIA EM GOIÁS: CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • José Antônio Alves Mendes
  • Tássila Carvalho lima
  • Euzenir Moreira de Souza
  • Leonardo Barbosa Faria
  • Reny Felix
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/719186-vestigios-da-pre-historia-em-goias--contribuicoes-do-residencia-pedagogica-nas-aulas-de-historia-na-educacao-basi
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino de História, Metodologias Ativas - Residência Pedagógica, Sítios Arqueológicos
Resumo
Dentre as contribuições do Programa Residência Pedagógica podemos citar o auxílio na produção de aulas, as quais são de grande valia para os professores da Educação Básica. No Colégio Nestório Ribeiro, com o auxílio do professor preceptor, produzimos um conjunto de aulas sobre os Vestígios da Pré-História em Goiás, valendo-se das metodologias ativa para conhecer os sítios arqueológicos do Estado. Proposta que é o foco desse trabalho. Objetivos: Demonstrar como o uso de metodologias ativas podem estimular a participação dos os estudantes nas aulas; contribuir com propostas para o ensino de História de Goiás; demostrar que a Pré-História também pode ser estudada a partir da História Regional. Valendo-se de duas aulas para as turmas do primeiro ano do Ensino Médio, apresentamos aos alunos um panorama geral sobre os Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás, destacando: localidade, datação, características com destaque para as pinturas rupestres. Como atividade, os alunos foram divididos em cinco grupos, cada grupo ficou responsável por um determinado Sítio Arqueológico. Distribuímos aos grupos um conjunto de imagens das pinturas rupestres e uma Ficha de análise documental para que pudessem preencher. O objetivo dessa atividade consistiu em fazer com que os alunos pudessem observar as imagens e identificar nas pinturas rupestres características que as assemelham ou as diferenciam, demostrando assim a qual Sitio Arqueológico está vinculada, registrando tais informações de forma ordenada. Resultados: Os resultados obtidos variaram de turma para turma. Em turmas em que havia dificuldade da parte dos alunos em trabalhar em grupo, o esforço para o preenchimento das fichas foi maior. Já em turmas em que o trabalho em equipes se deu de forma cooperativa, os alunos ficaram bastante entusiasmados com o trabalho com as imagens e concentraram-se em preencher a ficha, demostrando bastante interesse e participação. Considerações finais: Essa aula denominada Vestígios da Pré-História em Goiás pode ser um auxilio aos professores da Educação Básica, a fim de que possam trabalhar a História Regional e reconhecer a importância de se submeter à crítica o conceito de Pré-História embasada no viés eurocêntrico, além de proporcionar aos alunos, através da análise documental, a experimentação do ofício do historiador.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDES, José Antônio Alves et al.. VESTÍGIOS DA PRÉ-HISTÓRIA EM GOIÁS: CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/719186-VESTIGIOS-DA-PRE-HISTORIA-EM-GOIAS--CONTRIBUICOES-DO-RESIDENCIA-PEDAGOGICA-NAS-AULAS-DE-HISTORIA-NA-EDUCACAO-BASI. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes