INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDICO: A BASE DO RACIOCÍNIO CLÍNICO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDICO: A BASE DO RACIOCÍNIO CLÍNICO
Autores
  • Nathalia Cavalcante Rocha
  • Ana Beatriz Rezende Ribeiro
  • Pedro Lucas Silveira Duarte
  • Júlia de Miranda Moraes
  • Marillia Lima Costa
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/719553-interdisciplinaridade-no-ensino-medico--a-base-do-raciocinio-clinico
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino, Integração de Sistemas, Medicina Integrativa, Material de Ensino
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de saúde enfatizam projetos de ensino que desenvolvam habilidades e competências em várias áreas, visando a eficácia na prática profissional após a graduação. Para superar os desafios na implementação de abordagens que integram aspectos básicos e clínicos do ensino, mesmo em faculdades que as adotam, é essencial apoiar os docentes, permitindo atividades interdisciplinares. Um exemplo disso é a colaboração entre estudantes de medicina e professores do ciclo básico, que criaram um material didático com abordagem integrada de anatomia, histologia, fisiologia e bioquímica no estudo de sistemas do corpo humano, que facilitou a compreensão do funcionamento do mesmo, dada sua complexidade e singularidade. Este relato destaca a importância da abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento, especialmente naqueles que envolvem o entendimento do corpo humano. A interdisciplinaridade desenvolvida ao longo de todo o curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí e a conexão estabelecida pelos docentes ao aplicar conceitos do funcionamento do corpo humano, comportamento humano e aspectos inerentes à sua linguagem, aspectos da expressão corporal e os fatores sociais que influenciam o desenvolvimento de doenças em atividades teóricas e práticas que estimulam o raciocínio ampliado de profissionais da área da saúde capazes de relacionar conhecimentos técnicos dos aspectos humanos e socioculturais, além de fortalecer o raciocínio clínico em estudantes desde o início da graduação, alinhado com a abordagem gradual e progressiva. A interdisciplinaridade torna-se assim uma ferramenta essencial para criar conexões entre conteúdos frequentemente apresentados de forma fragmentada para os estudantes. Nesse sentido, esta experiência destaca a importância do ensino interdisciplinar na formação médica, pois permite que os estudantes criem habilidades, integrem conhecimentos e fortaleçam o raciocínio clínico desde o início da graduação, o que prepara melhor os futuros médicos para exercerem a profissão. Essa abordagem é fundamental para moldar a nova geração de profissionais capazes de aplicarem os conceitos técnicos e humanos adequadamente, o que é muito importante para atender as demandas complexas da sociedade.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Nathalia Cavalcante et al.. INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDICO: A BASE DO RACIOCÍNIO CLÍNICO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/719553-INTERDISCIPLINARIDADE-NO-ENSINO-MEDICO--A-BASE-DO-RACIOCINIO-CLINICO. Acesso em: 14/03/2025

Trabalho

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