A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO ATRAVÉS DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES INICIAIS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO ATRAVÉS DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES INICIAIS
Autores
  • Wanderson Coelho
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Políticas Públicas e Gestão Escolar
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/722109-a-institucionalizacao-do-conservadorismo-atraves-da-militarizacao-das-escolas-publicas--reflexoes-iniciais
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Militarização das Escolas, Conservadorismo, Neoliberalismo
Resumo
A análise do cenário político e social brasileiro permite constatar uma crescente movimentação de uma “direita” saudosista da “ditadura militar”. A volta desse pensamento implica um cerceamento das minorias, e busca, em nome de um pretenso patriotismo e consenso social, a redução de direitos conquistados após a ditadura militar. Em alguns setores sociais chega-se a afirmar que nunca houve Golpe Militar no Brasil. Nesse sentido, as escolas militares surgem como um instrumento para tentar perpetuar normas conservadoras, de modo que se tornem naturais para a população de modo geral, e que tais comportamentos sejam replicados de forma automática e inquestionável, já que no capitalismo vende-se a ideia de que as coisas sempre foram assim, não há como mudar. Cabe a nós desvelar o que está oculto nessas instituições que tentam moldar pensamentos a atitudes das pessoas que são agentes desse sistema, que repetem as mesmas práticas sem questionamento. Compreender o habitus e a força que eles representam no campo econômico e de que maneira um influencia o outro e é por ele determinado, numa relação dialética. Este giro conservador se reflete também na educação, principalmente na educação pública, com a crescente militarização de colégios públicos. Esta política encontrou terreno fértil em governos estaduais, inclusive em Goiás. A lei que permite a criação de colégios militares em Goiás data de julho de 1976, mas o primeiro colégio só foi implantado 23 anos depois. Até o ano de 2013, havia apenas três colégios militares em Goiás e em 2023 já são mais de 76. Essa expansão merece reflexão e a busca por uma resposta adequada ao porquê de tantos colégios em tão pouco tempo, mesmo com as informações de que um aluno de colégio militar custa três vezes mais para que o Estado quando comparado ao aluno de colégio público convencional. Neste sentido, o processo de militarização das escolas públicas brasileiras representa um retrocesso em relação às conquistas presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que define a gestão da escola como democrática e participativa. A militarização trata a gestão da escola pública como uma questão de segurança e controle, ao militarizar escolas situadas em áreas de risco social.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COELHO, Wanderson; RIBEIRO, Eveline Borges Vilela. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO ATRAVÉS DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES INICIAIS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/722109-A-INSTITUCIONALIZACAO-DO-CONSERVADORISMO-ATRAVES-DA-MILITARIZACAO-DAS-ESCOLAS-PUBLICAS--REFLEXOES-INICIAIS. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes