TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO
Autores
  • THAIS AMANDA DAMASCENO SILVA
  • Luciana de Moraes Bernal Meneguini
  • Christiane Ricaldoni Giviziez
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Saúde Mental
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/724124-transtorno-do-espectro-autista-no-ensino-superior--um-olhar-sobre-a-inclusao
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Inclusão Educacional, Síndrome de Asperger, Transtorno Autístico, Transtorno de Espectro Autista
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social, na comunicação, acompanhado por comportamentos repetitivos e estereotipados. Os sintomas causam prejuízo clínico significativo no que tange ao funcionamento social, educacional e profissional, com repercussões importantes por falta de inclusão. O objetivo deste trabalho foi relatar a vivência de uma acadêmica com TEA dentro de ambientes universitários. Trata-se de um relato de experiência de quem passou por três universidades para cursar Biologia e três universidades para cursar Medicina, enfrentando seus próprios desafios, em busca de inclusão, respeito e um melhor cenário acadêmico. Porém, durante o seu percurso no ensino superior, foram vivenciadas situações como exclusão do ambiente educacional e das interações sociais, exposição vexatória, estigmatização, falta de acolhimento e preparo institucional, inclusive por acadêmicos e professores. Dentre os obstáculos, destaca-se a dificuldade de estar em um ambiente com múltiplos estímulos, haja vista que a acadêmica apresenta transtorno do processamento sensorial. Esta condição é agravada pela falta de conhecimento, de empatia e muitas vezes de respeito dentro do ambiente universitário. Comorbidades como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade também foram apontados, junto a indícios de Transtorno de Ansiedade, o que torna ainda mais difícil o processo de inclusão. Nessa jornada, foi possível observar a descrição de rigidez cognitiva e estereotipias, além da dificuldade de interpretar os diálogos fora de um contexto de literalidade. A estudante aponta ainda complicações não só nas interações sociais, mas também para o desempenho nos estudos e na funcionalidade dentro do cotidiano, o que gera a necessidade de pedir apoio institucional. Processo o qual, a acadêmica considera utópico mesmo tendo consciência da responsabilidade compartilhada. Conclui-se dessa forma que esse contexto tem potencial de comprometer a saúde mental de pessoas com deficiência (PCD) e que urge a necessidade de mudança desse panorama, com o fito de mitigar os entraves à permanência de PCDs no ambiente universitário.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, THAIS AMANDA DAMASCENO; MENEGUINI, Luciana de Moraes Bernal; GIVIZIEZ, Christiane Ricaldoni. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/724124-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA-NO-ENSINO-SUPERIOR--UM-OLHAR-SOBRE-A-INCLUSAO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes