MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autores
  • FERNANDO SANTOS
  • Vanessa Nogueira Matos
  • Maria Elisa Rocha Assis
  • Êmica Signato Carvalho
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/727147-monitoria-em-historia-da-educacao--experiencias-formativas-no-curso-de-pedagogia
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
História da Educação, Monitoria, Prática de Ensino
Resumo
Este trabalho apresenta relatos de experiências formativas das atividades promovidas pelo Programa de Monitoria da Universidade Federal de Jataí, vinculado especialmente à disciplina de História da Educação. Entendemos que a disciplina de História da Educação tem o compromisso de preparar estudantes para que tenham acesso a multiplicidade documental na análise histórica e no debate contemporâneo das ciências humanas. Essa prerrogativa constitui estrutura basilar na formação docente e referência para a construção teórica-metodológica que possa garantir uma práxis coerente no fazer da prática docente. Acreditamos, portanto, que consolidar e aprofundar os conhecimentos históricos durante o processo de formação inicial é base fundamental para a atuação, de professoras e professores, fundamentada em uma reflexão radical, rigorosa e coerente sobre a realidade social existente. Se nossa premissa está correta e nosso aporte teórico nos fornecesse esses indicativos, podemos afirmar que é na produção da vida material e na práxis produtiva que os seres humanos produzem, se reproduzem, se formam e transformam a realidade, logo, uma formação inicial sólida e abrangente, pode resultar em uma prática docente reflexiva e engajada na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Diante disso o trabalho é constituído de dois momentos: no primeiro damos ênfase aos relatos das bolsistas participantes do Programa, avaliando o caráter dessa experiência no processo de formação docente, destacando as atividades de monitoria, encontros e orientações realizadas e a importância do programa; no segundo momento analisamos a perspectiva dos estudantes dos primeiros e segundos semestres letivos do curso de Pedagogia entre os anos de 2020 e 2023. Como instrumento de aprofundamento nos estudos teóricos, análise de documentos e a elaboração de ferramentas de coleta de dados foram utilizadas referências teórico-metodológica vinculadas ao materialismo histórico e dialético ou teoria da práxis para o debate da formação inicial e na prática docente. Concluímos, a partir dos relatos de monitores e da análise das respostas ao questionário de estudantes, que o programa institucional contribui para o processo de ensino-aprendizagem, especialmente de estudantes que utilizaram o programa e tiveram alterações na sua dinâmica de organização de estudos individuais, mudanças no convívio em ambiente universitário e, portanto, melhor desempenho e aproveitamento nas atividades acadêmicas.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, FERNANDO et al.. MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/727147-MONITORIA-EM-HISTORIA-DA-EDUCACAO--EXPERIENCIAS-FORMATIVAS-NO-CURSO-DE-PEDAGOGIA. Acesso em: 23/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes