O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA: PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA CONFECÇÃO DE MAQUETES

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA: PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA CONFECÇÃO DE MAQUETES
Autores
  • Izabella Borges Rodrigues Costa
  • Rosana Alves Ribas Moragas
  • Elisa Regina Cruz
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/727408-o-ensino-da-geografia-fisica--proposta-metodologica-a-partir-da-confeccao-de-maquetes
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Confecção; Maquetes; Dinâmica
Resumo
A geografia física contempla uma vasta gama de conteúdos a serem explorados no ensino fundamental, sendo possível pensar em recursos didáticos que incentivem os alunos a uma participação dinâmica das aulas propostas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que contemplou o subprojeto de Geografia na Universidade Federal de Jataí, esteve atuando no Centro de Ensino em Período Integral Emília Ferreira de Carvalho. Por se tratar de um colégio em tempo integral, algumas disciplinas são optativas e recebem o nome Eletivas que são planejadas pelos professores a partir do perfil dos alunos. Estas eletivas visam atender temas diversificados a partir de habilidades presentes na grade curricular do Ensino Fundamental anos finais. Ao que tange as atribuições do curso de Geografia, é notório a necessidade de se desenvolver aulas dinâmicas partindo do contexto de uma disciplina optativa que contempla as turmas de 6º ao 9º ano, sendo o projeto de eletiva ofertado no colégio a partir da disciplina de geografia, o conteúdo com a temática: No Limite das Placas Tectônicas. Seguindo a temática, trabalhou-se com os alunos a confecção de maquetes de vulcões que foram selecionados a partir das aulas desenvolvidas durante o semestre. Neste sentido, os alunos passaram por etapas fundamentais para a construção deste material didático, sendo o primeiro passo a coleta de informações de cada vulcão que posteriormente seriam representados na maquete. Os recursos necessários para o desenvolvimento da atividade proposta foram disponibilizados pelo colégio, sendo os mesmos, materiais de baixo custo como placas de isopor, gesso, tinta, pincéis, papel pardo, vinagre, bicabornato de sódio, detergente e corante visando atingir o formato representativo de cada vulcão mais próximo da realidade possível. Os alunos trabalharam de forma conjunta, tendo como resultado êxito da aplicação metodológica objetivando tornar o ensino da geografia física dinâmico, além disso, trabalhando a criatividade dos alunos que se desempenharam demonstrando grande interesse para o resultado final a partir da participação ativa no projeto. Portanto, a produção do material foi imprescindível para consolidar sobre a temática proposta, levando os alunos a visualizar os resultados a partir das etapas cumpridas, sendo estas: pesquisar, selecionar e confeccionar.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Izabella Borges Rodrigues; MORAGAS, Rosana Alves Ribas; CRUZ, Elisa Regina. O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA: PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA CONFECÇÃO DE MAQUETES.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/727408-O-ENSINO-DA-GEOGRAFIA-FISICA--PROPOSTA-METODOLOGICA-A-PARTIR-DA-CONFECCAO-DE-MAQUETES. Acesso em: 23/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes