JOGOS E BRINCADEIRAS COMO PRÁTICAS PRÉ-DESPORTIVAS NA ESCOLA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO PRÁTICAS PRÉ-DESPORTIVAS NA ESCOLA
Autores
  • ROSIVANE SILVA DOS SANTOS
  • Pâmella Lopes Leal
  • ANGELA RODRIGUES LUIZ
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Esporte, Lazer e Turismo
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/729959-jogos-e-brincadeiras-como-praticas-pre-desportivas-na-escola
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Brincadeiras, Educação Física, Esporte Educacional, Jogos
Resumo
A vivência de jogos e brincadeiras durante algum ciclo da vida pode ser oportunizado por professores de Educação Física no contexto da Educação Básica, especialmente quando são utilizados como procedimento metodológico para o ensino do esporte educacional junto aos estudantes com faixa etária entre 5 e 12 anos de idade. Este texto, além de relatar uma experiência de extensão e ensino, tem por objetivo descrever os principais jogos e brincadeiras, desenvolvidos em ambiente escolar, para ensino das modalidades futsal e vôlei, que compõem as atividades do Programa Segundo Tempo (PST) em uma escola do município de Jataí-GO. O PST é uma iniciativa do Ministério do Esporte (MEsp) que visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, possibilitando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como um elemento de desenvolvimento da cidadania, beneficiando sua qualidade de vida, desde que estejam matriculados na rede pública de ensino de forma regular. Um dos núcleos PST, coordenado pela UFJ, acontece na Escola Municipal Auta de Souza, com o objetivo de atender 100 crianças com atividades de Dança, Futsal e Vôlei, no contra turno escolar. Por dois anos consecutivos o PST tem proporcionado novas vivências e aprendizagens para crianças que realizam jogos e brincadeiras como atividades pré-desportivas, antecedendo o trabalhado dos fundamentos básicos de cada modalidade esportiva de futsal e vôlei. Nas aulas são realizados alongamento e atividades recreativas para o aquecimento, dentre os quais destacam-se o pique pega, o gelinho gelão, mãe da rua, pacman, nunca três, dança das cadeiras adaptada, como os jogos e brincadeiras mais recorrentes. As atividades promovidas entre os(as) beneficiados(as) do PST desenvolvem as habilidades motoras (correr, saltar, chutar, arremessar, agarrar, etc), típicas do esporte educacional e, em grande medida, tematizam a cultura popular, ao manter os jogos e brincadeiras presentes no cotidiano escolar. Os jogos e brincadeiras ampliam o tempo de socialização e comunicação entre os participantes e qualifica a percepção sobre os aspectos cooperativos e competitivos presentes nas atividades. O PST, para além do esporte educacional, tem auxiliado e ampliado o acesso de crianças e acadêmicos(as) a outros conteúdos da cultura corporal no âmbito da educação escolar.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, ROSIVANE SILVA DOS; LEAL, Pâmella Lopes; LUIZ, ANGELA RODRIGUES. JOGOS E BRINCADEIRAS COMO PRÁTICAS PRÉ-DESPORTIVAS NA ESCOLA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/729959-JOGOS-E-BRINCADEIRAS-COMO-PRATICAS-PRE-DESPORTIVAS-NA-ESCOLA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes