RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FOMENTO À UMA GRADUAÇÃO ATUANTE

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FOMENTO À UMA GRADUAÇÃO ATUANTE
Autores
  • Gabriela da Silva Reis
  • LEONOR PANIAGO ROCHA
  • Ana Ferreira Almeida
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730649-residencia-pedagogica--fomento-a-uma-graduacao-atuante
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Educação Especial, Graduação, Residência Pedagógica
Resumo
Em concomitância ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Jataí (UFJ), e fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), a pesquisa foi realizada através de materiais encontrados online, em sua grande maioria, artigos de periódicos. Considerando a vivência na escola-campo e o projeto voltado para à educação inclusiva, têm-se o objetivo de demonstrar a importância do PRP, como fomento a uma graduação atuante na formação inicial de professores, e na desconstrução de paradigmas vinculados ao aluno com deficiência. Pertinente a vivência em sala de aula, foram realizadas observações do ambiente escolar, acompanhadas pela preceptora, anotações que serão posteriormente analisadas, aplicação de planos de aula, referentes à regência obrigatória, e escrita de relatório, perfazendo-se ao final dos 18 meses, destinados à atividade, 400h. Ressalta-se que os 1 (um) ano e 6 meses foram subdivididos em 3 etapas, proporcionando que as residentes acompanhem uma escola regular com perspectivas de inclusão, nas turmas de Jardim II e 5o ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e uma escola especializada ou Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). As particularidades do ser residente movimentam conhecimentos adquiridos ao longo do curso, que confrontados com a prática, exacerbam a indissociabilidade entre ensino e pesquisa. A reflexão proporcionada pela articulação destes processos, influencia significativamente no compromisso ético e social do professor em formação, que assumirá a responsabilidade de preparar cidadãos participativos e autônomos. A troca de experiências, construída de maneira sistemática e intensa, configura-se como instrumento metodológico, ressignificando a sala de aula, portanto, a valorização do profissional e o dinamismo correlatos à residência ancoram o caráter formativo, de forma continuada para as preceptoras e inicial, para as bolsistas/residentes. Santana e Barbosa (2020) salientam que o desenvolvimento de projetos permite aperfeiçoar e fortalecer o campo da prática, conduzindo o licenciando à de forma ativa exercitar a dicotomia entre teoria e prática.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REIS, Gabriela da Silva; ROCHA, LEONOR PANIAGO; ALMEIDA, Ana Ferreira. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FOMENTO À UMA GRADUAÇÃO ATUANTE.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730649-RESIDENCIA-PEDAGOGICA--FOMENTO-A-UMA-GRADUACAO-ATUANTE. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

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