EXPLORANDO O EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO BÁSICO: UMA INICIATIVA DO PIBID COM O TESTE DE CORES

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
EXPLORANDO O EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO BÁSICO: UMA INICIATIVA DO PIBID COM O TESTE DE CORES
Autores
  • ERIKA ROCHA DE SOUZA
  • Kaziane Silva Araujo
  • Thálita Guimarães Freire
  • Erick Alves Ribeiro
  • RAFAEL SIQUEIRA SILVA
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730678-explorando-o-equilibrio-quimico-no-ensino-basico--uma-iniciativa-do-pibid-com-o-teste-de-cores
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
PIBID, Interdisciplinar, Exatas, Experimentos
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como objetivo proporcionar bolsas a estudantes de cursos de licenciatura, permitindo-lhes a realização de atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico. Este texto diz respeito ao subprojeto interdisciplinar das Exatas - Física, Matemática e Química, em particular sobre a atividade prática desenvolvida em turmas de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino. O subprojeto interdisciplinar tem como intuito trabalhar questões relativas às grandes áreas das Ciências Exatas e suas interfaces com a compreensão dos fenômenos naturais abordados no currículo escolar. Além disso, busca estimular o trabalho coletivo e cooperativo entre licenciandos dos três cursos. Nesse contexto, foi conduzida uma aula prática com experimentos físico-químicos centrada no tema do equilíbrio químico. O título desse experimento foi "Teste de Cores" e teve como objetivo levar os alunos a compreender as reações químicas reversíveis e o impacto das condições em jogo, bem como a neutralização de um sal básico em uma substância específica. A execução da atividade envolveu a utilização de elementos como o refrigerante Coca-Cola (ácido fosfórico), água sanitária (sal básico), água e corantes líquidos de diversas cores. Durante a experiência os alunos eram instigados a observarem a mudança das cores, decorrente das reações nos líquidos, e a retomarem os conteúdos estudados em sala de aula. O resultado obtido foi notável, uma vez que a abordagem despertou a curiosidade dos alunos, gerando dúvidas e, consequentemente, promovendo um ambiente propício para a aprendizagem. Além disso, abriu a oportunidade para que os bolsistas do PIBID divulgassem informações sobre a importância de adentrarem ao ensino superior. Em suma, o PIBID desempenha um papel essencial ao proporcionar experiências enriquecedoras ao processo educativo tanto para os alunos da educação básica, quanto para a formação dos licenciandos.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, ERIKA ROCHA DE et al.. EXPLORANDO O EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO BÁSICO: UMA INICIATIVA DO PIBID COM O TESTE DE CORES.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730678-EXPLORANDO-O-EQUILIBRIO-QUIMICO-NO-ENSINO-BASICO--UMA-INICIATIVA-DO-PIBID-COM-O-TESTE-DE-CORES. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes