O CONCEITO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O CONCEITO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA
Autores
  • VITOR OLIVEIRA LIMA
  • RAFAEL SIQUEIRA SILVA
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730710-o-conceito-de-lideranca-democratica-em-sala-de-aula--reflexoes-sobre-as-aulas-de-matematica
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Estágio, Matemática, Liderança Democrática
Resumo
O Estágio Curricular Obrigatório representa um momento fundamental para a formação do futuro professor. No curso de Matemática da Universidade Federal de Jataí (UFJ), o estágio se configura aos moldes do desenvolvimento de uma pesquisa educacional em sala de aula. O presente trabalho refere-se à aplicação do projeto de ensino e aprendizagem desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado II durante o ano de 2023. O público-alvo envolveu duas turmas de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do município de Jataí-GO. O objetivo geral foi investigar como as características de liderança democrática, aliadas na preparação para o vestibular e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podem ajudar na relação entre ensino e aprendizagem da matemática. O conceito de liderança democrática se resguarda na compreensão de que é necessário estabelecer relações positivas entre professor e aluno, mediante a criação de um vínculo de confiança e transparência. Além disso, embasou-se na importância de se trabalhar a preparação dos alunos para a inserção no ensino superior. Para isso, utilizou-se o uso de exposição dialogada e coletividade, proporcionando a criação de uma ambiente favorável para a aprendizagem. As ações do projeto foram divididas em 6 etapas e envolveram a abordagem dos conceitos Perímetro, Semelhança de Triângulos, Área e Teorema de Tales. Em cada etapa buscou-se a realização de ações baseadas nos princípios da liderança democrática e dialogicidade em sala de aula. A coleta das informações se desenvolveram com base nos diálogos realizados, lista de exercícios e questionários (inicial e final). Os resultados obtidos mostram que a liderança democrática trouxe benefícios tanto para a aprendizagem dos conceitos matemática, quanto para a motivação dos alunos em realizar exames para adentram no ensino superior. Além disso, esse tipo de proposta educacional contribui para a formação de uma identidade docente ancorada nos princípios de uma educação crítica e emancipatória.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, VITOR OLIVEIRA; SILVA, RAFAEL SIQUEIRA. O CONCEITO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730710-O-CONCEITO-DE-LIDERANCA-DEMOCRATICA-EM-SALA-DE-AULA--REFLEXOES-SOBRE-AS-AULAS-DE-MATEMATICA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes