A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE EXERCÍCIO FÍSICO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE EXERCÍCIO FÍSICO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Autores
  • Deivid Leôncio Gomes da Costa
  • Amanda Vithoria Alves Pereira
  • Tânia Roberta de Oliveira Ferraz
  • ANGELA RODRIGUES LUIZ
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Esporte, Lazer e Turismo
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730759-a-danca-como-possibilidade-de-exercicio-fisico-no-ambiente-universitario
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Dança, Programa Segundo Tempo, Universidade
Resumo
O objetivo deste presente trabalho é elucidar que a dança tornou-se uma possibilidade de exercício físico no ambiente universitário. O Programa Segundo Tempo (PST) é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com as Universidades, que almeja democratizar e facilitar o acesso gratuito à prática de esportes e aspectos culturais. Na UFJ o PST atende toda comunidade interna e externa localizada na cidade de Jataí-GO, as atividades são desenvolvidas no Núcleo de Práticas Corporais (NPC) por monitores capacitados que estão no processo formativo do curso de Educação Física (Licenciatura/Bacharelado), dentre as atividades oferecidas estão a Dança, Futsal, Vôlei, Natação e as Lutas. De forma específica, na modalidade Dança, encontra-se matriculados e ativos 55 (cinquenta e cinco) participantes, dentre os quis 90% são discentes de cursos de graduação e pós-graduação da UFJ, 5% são da comunidade externa, 3 % técnicos e terceirizados e 2 % docentes; a faixa etária dos participantes varia dos 18 aos 53 anos; e 97 % são participantes do sexo feminino. As aulas são desenvolvidas na sala de Dança do NPC, atualmente nesta modalidade 2 (dois) monitores são responsáveis, um do sexo masculino e outra do sexo feminino, são disponibilizados vários horários e dias na semana visando atender o máximo de pessoas interessadas. Durante as aulas o(a) monitor(a) se localiza na frente da turma e executa os passos coreográficos, e os participantes o(a) imitam. O repertório musical de cada aula é construído de forma conjunta com os alunos, respeitando os gêneros musicais que mais agradam a turma. Tais características potencializam a sessão de exercício físico, planejada e acompanhada por um(a) monitor(a) e/ou professor(a)/profissional de Educação Física, que praticados com regularidade e aumento de intensidade, resultam em benefícios físicos (perda de peso, ganho de equilíbrio, domínio da lateralidade e fortalecimento do tônus muscular), bem como na dimensão saúde (melhora na capacidade respiratória, aguçamento do raciocínio lógico, da memorização e maior disposição no dia-a-dia) e convívio social (fortalecimento de vínculos, novas redes de amizade). A dança vem sendo reafirmada como prática corporal e exercício físico de grande apreço da comunidade e deve ser estimulada em ambientes educacionais, especialmente nas universidades.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Deivid Leôncio Gomes da et al.. A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE EXERCÍCIO FÍSICO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730759-A-DANCA-COMO-POSSIBILIDADE-DE-EXERCICIO-FISICO-NO-AMBIENTE-UNIVERSITARIO. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

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