RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FALANDO SOBRE O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ÉRICA DE MELO BARBOSA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FALANDO SOBRE O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ÉRICA DE MELO BARBOSA
Autores
  • Pamella Garcia Carvalho
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730854-residencia-pedagogica--falando-sobre-o-centro-de-atendimento-educacional-especializado-erica-de-melo-barbosa
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Residência Pedagógica, Educação Inclusiva, Educação Municipal, Formação de Professores
Resumo
O presente trabalho pretende explorar as concepções adquiridas e estudadas ao longo das observações oriundas da Residência Pedagógica (RP), do Curso de Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Jataí-Goiás, realizadas no Centro de Atendimento Educacional Especializado Érica de Melo Barbosa, no período de Agosto à Setembro de 2023. A Residência Pedagógica é um projeto destinado à observação, pesquisa e auxílio em escolas específicas, com intuito de agregar conhecimentos aos discentes participantes e direcioná-los a uma experiência de lecionar antes de se tornarem graduados. Por conseguinte, os principais objetivos do projeto são: descrever as observações realizadas no período de ida à campo na RP; analisar as situações vivenciadas por uma perspectiva pedagógica; direcionar críticas as descrições, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Pedagogia voltados à Educação Inclusiva. A metodologia utilizada foi qualitativa a luz da observação e descrição das práticas observadas durante idas à campo e com levantamento bibliográfico, com embasamento em autores como Rosita Edler (2006) e David Rodrigues (2006) que dissertam acerca da Educação Inclusiva e formação de professores para práticas inclusivas no Brasil. Posto isto, considera-se que os objetivos foram alcançados ao longo da realização do projeto, pensando no aproveitamento das observações, relacionando-as as teorias pedagógicas estudadas ao longo do curso de Pedagogia, principalmente quanto à disciplina de Educação Especial do 7º período. Por fim, os estudos realizados até o memento, possibilitaram compreensão do real estado da Educação Inclusiva em uma escola pública municipal, de forma que a observação dos docentes e o convívio com pessoas portadoras de deficiência e/ou laudos variados, abriram um leque de interpretações e concepções diversas acerca das práticas pedagógicas que visam a educação especial. Assim, presente estudo gera um espaço de reflexão profunda acerca da formação de professores no Brasil, especialmente na cidade de Jataí-GO, visto que já existe uma escola com pleno potencial de ser inteiramente Inclusiva.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Pamella Garcia. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FALANDO SOBRE O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ÉRICA DE MELO BARBOSA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730854-RESIDENCIA-PEDAGOGICA--FALANDO-SOBRE-O-CENTRO-DE-ATENDIMENTO-EDUCACIONAL-ESPECIALIZADO-ERICA-DE-MELO-BARBOSA. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes