O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores
  • Geovanna Nawally Silva
  • Rosana Alves Ribas Moragas
  • Elisa Regina Cruz
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730882-o-uso-de-filmes-como-recurso-didatico-no-ensino-de-geografia
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino, Geografia, Recurso-Fidático
Resumo
O filme é um recurso pedagógico atrativo audiovisual que propicia a comunicação dialogada e promove a discussão que relaciona o saber do senso comum observado ao conhecimento científico significativo apresentado. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contempla o subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), está atuando no Centro de Ensino em Período Integral Emília Ferreira de Carvalho (CEPI Emília). Durante a prática, como bolsista do PIBID, utilizamos os mais variados recursos didáticos, associados a teoria e prática, após os temas relevantes trabalhados nas aulas da Eletiva - No Limite das Placas Tectônicas, uma disciplina optativa a partir da disciplina de Geografia ofertada pelo colégio aos alunos do 6° ao 9°. Os objetivos desse trabalho foi analisar a ocorrência de um grande terremoto na Califórnia reforçando a temática desenvolvida em sala de aula a partir da aplicação do filme Terremoto: A Falha de San Andreas, onde a temática é abordada partindo do cenário de um terremoto ocorrido nos Estados Unidos. O Filme aborda a falha de San Andreas que é uma das regiões mais instáveis do planeta. Situada na costa oeste dos Estados Unidos, próximo a Los Angeles e São Francisco, bem no encontro de duas placas tectônicas e está em constante movimento. A ocorrência de um terremoto de grande escala nessa região tem um potencial de causar enormes prejuízos humanos e econômicos. Após o filme foi desenvolvido pelas bolsistas um jogo de caça palavra, elaborado do aplicativo word wall relacionados aos acontecimentos e assuntos abordados no decorrer do filme. A turma foi dívida em grupos, permanecia na sala de aula somente um grupo por vez e os outros se retiravam. Os grupos competiam para saber quem acertava mais as perguntas e achava as resposta no caça palavra. O grupo que teve maior acerto em menos tempo ganhou a competição. Esse jogo foi elaborado pelas bolsistas do PIBID em um momento anterior a aula, por meio da análise do filme anotaram as informações importantes, que tinha relação com o tema estudado, para a criação do jogo, com o intuito de ser um momento de sistematização do conteúdo e diversão a fim de promover a participação dos alunos. O Filme só deve ser utilizado como estratégia quando tiver relação com o conteúdo trabalhado contribuindo assim significativamente para o desenvolvimento o processo de ensino e aprendizagem.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Geovanna Nawally; MORAGAS, Rosana Alves Ribas; CRUZ, Elisa Regina. O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730882-O-USO-DE-FILMES-COMO-RECURSO-DIDATICO-NO-ENSINO-DE-GEOGRAFIA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes