Os capixabas e o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal do Espírito Santo sentem-se honrados em convidar a comunidade florestal e demais interessados a participar do VII Congresso Florestal Latino-Americano, a realizar-se de 12 a 15 de junho de 2018, no Golden Tulip Porto Vitória Hotel, na cidade de VITÓRIA, Espírito Santo, Brasil.
Essa será a primeira vez que o Brasil sediará esse Congresso Latino-Americano, um dos mais importantes e tradicionais eventos científicos da América Latina. Este país, tão representativo dasflorestasmundiais, que abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, precisa agora mostrar a comunidade acadêmica toda essa grandeza de ambientes e de culturas associados ao uso, manejo e conservação das suas florestas.
O tema definido “PRESERVAÇÃO E PRODUÇÃO FLORESTAL FACE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI” foi escolhido por fazer alusão a longa trajetória acadêmica que as instituições públicas brasileiras têm na parceria com o setor privado, no qual abrange uma grande oportunidade de agregar novas experiências do exterior para o país assim como também transferir nossos conhecimentos para demais instituições, sob uma perspectiva de adaptação deste setor frente as mudanças climáticas.
O evento contará com uma programação diversificada, enfatizando os temas atuais de pesquisa e extensão e priorizando as discussões sobre questões florestais e madeireiras que afetam diretamente a sociedade. Assim, o VII Congresso Florestal Latino-Americano pretende apresentar, divulgar e discutir os avanços científicos, tecnológicos e de inovação para continuarmos progredindo, em conjunto, na consolidação do ensino e no desenvolvimento das pesquisas florestais no mundo.
Quem vier ao VII Congresso Florestal Latino-Americano terá ainda a oportunidade de apreciar a bela cidade de Vitória, que é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados de paisagens, que encantam a quem chega, quer seja por avião, navio ou pela via terrestre. Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente. A capital do Espírito Santo, com 355.875 mil habitantes, é o centro da Região Metropolitana do Estado. Está localizada estrategicamente na Região Sudeste, próxima dos grandes centros urbanos do país. O Município apresenta ilhas, encostas, enseadas, manguezais e praias, elementos de grande recurso paisagístico.
A Comissão Organizadora está trabalhando, em grande medida, para realizar um evento científico de qualidade, num espaço agradável e sustentavelmente equilibrado e por isso, não estamos medindo esforços para que nossos congressistas e conferencistas sintam-se satisfeitos e bem acolhidos nesta cidade, abençoada pelo Espírito Santo.
Henrique Machado Dias
Presidente do VII Congresso Florestal Latino-Americano