Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
APRESENTAÇÃO
Com a intenção de pensar e debater sobre os desafios da Previdência Social e as perspectivas de futuro para o setor público – fomentando discussões, trocas de experiências e o desenvolvimento de alternativas inovadoras para a melhoria da prestação de serviços –, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o então Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e o Tribunal de Contas da União (TCU) promoveram o Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps), que ocorreu em Brasília/DF, Brasil, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022.
Estes Anais trazem os resumos dos trabalhos científicos e das experiências de boas práticas apresentadas durante o evento. Constituindo-se, dessarte, como um repositório dos conteúdos, temas e práticas compartilhadas durante o evento e servindo de fonte de consulta e pesquisa para servidores públicos, comunidade acadêmica e sociedade em geral.
NOTAS DE ABERTURA
Congeps: um marco para a Previdência Social
Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (substituta)
O ano de 2022 foi desafiador em diversos sentidos. Atender as demandas da sociedade, aperfeiçoando processos para garantia de maior justiça social aos cidadãos e entre diversas iniciativas, muito nos orgulha ter gestado o primeiro Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps) numa construção coletiva de altíssimo nível com o então Ministério do Trabalho e Emprego e o Tribunal de Contas da União.
Foi uma oportunidade para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para o então Ministério do Trabalho e Previdência debaterem, junto à comunidade científica e às organizações e instituições nacionais e internacionais de seguridade social, alternativas para melhoria da prestação de serviços públicos – compartilhando experiências, lições e soluções desenvolvidas para promover a universalização da garantia de direitos aos cidadãos.
A realização do Congeps promoveu uma aproximação do INSS com aquilo que a academia, as empresas privadas, outros governos e organizações internacionais constroem de práticas e de conhecimentos em temas relacionados à administração pública com foco no cidadão, à gestão de pessoas e à melhoria dos serviços e processos de trabalho: compondo um rico painel de boas práticas que servem de modelo para o mundo.
Nós do INSS garantimos proteção social para cerca de 70 milhões de segurados e administramos uma folha de pagamento mensal de aproximadamente 55 bilhões de reais. Estamos em um país de muitos contrastes e desafios, mas o desenvolvimento que queremos para o nosso povo está pautado no bem-estar da coletividade. Nesse cenário, nossa responsabilidade é gigantesca e temos o dever de servir à população, oferecer o melhor serviço e trabalhar para o aumento da proteção dos trabalhadores.
Diuturnamente, no INSS temos buscado a excelência no que fazemos: investindo na melhoria contínua dos nossos processos; na capacitação de nossos servidores e na adoção de novas tecnologias – tudo isso com o intuito de garantir melhores entregas à população e construir uma instituição moderna, eficiente, permeável ao diálogo e sensível às demandas sociais.
Com a realização do Congeps e com a publicação de seus Anais, estamos edificando um canal direto de trocas e de aprendizagem com a comunidade científica e com a sociedade. Para dar continuidade a essa aproximação, criamos um grupo de pesquisa multidisciplinar para fomentar o compartilhamento de conhecimento e o intercâmbio de experiências. Estamos cônscios de que esse movimento será transformador de paradigmas para o Instituto e estimulará nossos servidores a pesquisar e a desenvolver cada vez mais alternativas de aprimoramento das nossas entregas à população.
“A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou.” (Adam Smith)
Jobson de Paiva Sales
Diretor do Departamento de Gestão de
Pessoas do Ministério da Previdência Social - MPS
Para os desafios da maior autarquia do
país, alguns dos maiores desafios operacionais da República, é necessário o
melhor ferramental.
As instituições de ensino e pesquisa,
as empresas, os órgãos governamentais e a sociedade civil portam juntos e
simultaneamente demandas e soluções, muitas das quais na vanguarda do
conhecimento técnico. O INSS precisa ser permeável e sensível a tais
experiências, compreendendo-as, utilizando-as e adaptando-as. O Congeps foi o
sonho de promover tal simbiose, plantando interação multilateral para deixarmos
de esperar por aquilo que não se cultivou.
O Congeps surgiu a partir do interesse em posicionar o INSS como fomentador da produção de conhecimento científico em matéria de gestão e de previdência, fortalecendo a articulação com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, com a finalidade principal de oxigenar a instituição com reflexões e saberes que possam orientar práticas inovadoras voltadas para a melhoria do serviço prestado à população.
O Congresso representou um grande passo para o INSS e esta publicação concretiza o esforço da instituição e a dedicação de seus servidores em transformar, de forma inovadora, a gestão, os processos e os serviços.
Estes Anais sistematizam as reflexões e construções realizadas por pesquisadores e servidores, frutos da primeira edição do Congeps. Articulada com a Política de Educação e Desenvolvimento (PEDUC) do Instituto, esta iniciativa consolida o lugar do INSS como instituição de fomento, disseminação de conhecimento e inovação no âmbito da previdência e seguridade social.
O que era inicialmente uma ação desta Diretoria de Gestão de Pessoas para a consolidação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, dentro do próprio Instituto, acabou, de certa forma, com este Congresso promovendo o fortalecimento do conhecimento previdenciário aos demais órgãos da administração pública e dos demais interessados que puderam participar, contribuir e discutir sobre os temas balizadores do Congeps.
A Diretoria de Gestão de Pessoas orgulha-se de estar à frente deste marco para a história da Previdência e compromete-se a dar continuidade a esta iniciativa tão importante não só para o crescimento da instituição, como de tão valiosa entrega à sociedade.
Congeps:
Conhecimento para a transformação institucional
Sandra Cristina
Cardoso de Souza Luna
Coordenadora-geral
de Educação, Desenvolvimento e Carreiras
Em sua primeira edição, o Congeps mobilizou um público de 477 pessoas que participaram presencialmente do evento e mais 1.146 congressistas que assistiram on-line, em tempo real, às atividades dos três dias de programação.
A realização dessa primeira iniciativa do INSS em organizar um evento de natureza científica foi muito bem recebida pela comunidade acadêmica e pelos servidores do Instituto. Ao final do período de envio dos trabalhos, o Congeps obteve um total de 133 submissões, sendo 114 delas referentes a resumos de trabalhos de natureza científica e 19 cases de boas práticas institucionais. A apresentação desses trabalhos trouxe ao Congeps todo o dinamismo e a pluralidade de conhecimentos, talentos e experiências necessários para a execução da missão institucional do INSS e da Previdência Social.
E é para dar a devida divulgação a esse conhecimento acumulado e reconhecer o esforço e a dedicação dos servidores do Instituto, dos palestrantes e dos autores, que estes Anais estão sendo publicados. Sua edição se soma a outros esforços desenvolvidos no sentido de divulgar, fomentar e disseminar o conhecimento em matéria de gestão, previdência e temas afins.
Estes Anais consolidam mais uma etapa de transformação no INSS e mostram o que há de novo no universo previdenciário brasileiro perante a realidade internacional. Este documento vem celebrar e divulgar a existência dessas experiências e desses conhecimentos, que balizarão as futuras edições do evento, mas que também constituem uma evidência concreta do amadurecimento da instituição e apontam para um horizonte cada vez mais próspero de interação e diálogo com a academia e com a sociedade.
{{item.denominacao}} |
Responsável
https://congeps.inss.gov.br
congeps@inss.gov.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}