A DINÂMICA DO JIGSAW COMO MÉTODO ATIVO DE APRENDIZADO NO ENSINO DA PROPEDÊUTICA NO CAMPUS VISTA CARIOCA - IDOMED.

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0294-3

Título do Trabalho
A DINÂMICA DO JIGSAW COMO MÉTODO ATIVO DE APRENDIZADO NO ENSINO DA PROPEDÊUTICA NO CAMPUS VISTA CARIOCA - IDOMED.
Autores
  • Maria Eduarda Abritta
  • Vitória Camara Campello
  • Anna Clara Casali Barrozo
  • Luis Eduardo Liscano Martins
  • Lucas Diniz Bretas
  • MARIA CAROLINA BEDRAN ANANIAS
  • LUANA MOREIRA SENRA GUIMARAES
  • JULIANA CAMARA GARCIA
  • Mario angelo da silva Bittencourt
  • Breno Orphao Magalhães
  • Maria Luisa Lopes Cheuiche
  • HENRIQUE THADEU PERIARD MUSSI
Modalidade
Resumos
Área temática
Ensino Médico
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/705259-a-dinamica-do-jigsaw-como-metodo-ativo-de-aprendizado-no-ensino-da-propedeutica-no-campus-vista-carioca---idomed
ISBN
978-65-272-0294-3
Palavras-Chave
semiologia, metodologia ativa, Jigsaw, gamificação
Resumo
Introdução: Uma nova metodologia ativa vem ganhando espaço entre os meios de ensino que fogem do tradicional dentro das faculdades de medicina: o Jigsaw. O método se baseia em uma aprendizagem cooperativa na qual há a divisão em grupos (G1, G2, G3 e G4), que são subdivididos em times (T1, T2, T3 e T4) que ficam responsáveis por estudar previamente determinados temas. Na disciplina de Propedêutica do quarto período da Universidade Estácio de Sá, o Jigsaw foi utilizado para o módulo de Pneumologia. O subgrupo T1 ficou responsável pelos assuntos: Síndrome de Consolidação Pulmonar e Síndrome de Hiperaeração Pulmonar (Enfisema); T2: Síndromes Brônquicas (Asma, Bronquite crônica e Bronquiectasia); T3: Síndrome de Atelectasia e Síndrome de Congestão Pulmonar; T4: Síndrome de Derrame Pleural e Síndrome de Pneumotórax. Durante a dinâmica, foram dados 45 minutos para que os times (T1, T2, T3 e T4) debatessem sobre os assuntos comuns, de forma a aprimorar o conhecimento. Após isso, os grupos (G1, G2, G3 e G4) se reuniram durante 1h15 a fim de que cada time tivesse a oportunidade de ensinar e aprender outros temas. Por fim, foi aplicado um teste individual com casos clínicos vivenciados durante a prática médica para concretizar o conhecimento. Objetivo: Compreender a metodologia ativa em questão (Jigsaw) como um método eficaz e inovador para o ensino na graduação de medicina, especialmente na Semiologia Médica. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica por meio das plataformas Uptodate, SciELO, PubMed, JSTOR, Springer Link e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: “Jigsaw”, "Jigsaw method", “cooperative learning” e “active methodologies”. Após realizar a pesquisa, foram selecionados 4 artigos, em que os critérios de inclusão foram: idioma em inglês e português e a data de publicação a partir de 2016. Descartaram- se artigos cujo tema central não engloba o mecanismo Jigsaw. Resultados/Discussão: O Jigsaw tem se mostrado bastante efetivo e tem como princípio a aprendizagem colaborativa, que por sua vez é muito importante para que os estudantes sejam os protagonistas no processo de ensino. Essa abordagem desenvolve diversas características fundamentais, como autonomia, iniciativa, proatividade, habilidades comunicativas e capacidade de liderança. Assim, estratégias de ensino que envolvem a coparticipação dos alunos, como o Jigsaw, tendem a facilitar o aprendizado, permitindo discussão estudante-estudante, habilidades de ensino e autoconfiança. Sob esse panorama, o método se mostra benéfico na formação médica, não apenas por revisar conteúdos importantes, como também por estimular a colaboração e o trabalho em grupo. Conclusão: A realização do método Jigsaw deve ser incentivada pelos docentes e diretores em todas as universidades de medicina de forma a complementar o ensino tradicional. O objetivo é estimular o desenvolvimento das habilidades comunicativas e promover o conhecimento médico sobre os temas abordados. Além disso, acredita-se que mais estudos devem ser realizados acerca da ferramenta de ensino em questão. Dessa maneira, serão levantadas maiores discussões sobre os benefícios que o Jigsaw traz na formação acadêmica de futuros médicos
Título do Evento
Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABRITTA, Maria Eduarda et al.. A DINÂMICA DO JIGSAW COMO MÉTODO ATIVO DE APRENDIZADO NO ENSINO DA PROPEDÊUTICA NO CAMPUS VISTA CARIOCA - IDOMED... In: Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico. Anais...Rio de Janeiro(RJ) IDOMED/Estácio Campus Vista Carioca, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/705259-A-DINAMICA-DO-JIGSAW-COMO-METODO-ATIVO-DE-APRENDIZADO-NO-ENSINO-DA-PROPEDEUTICA-NO-CAMPUS-VISTA-CARIOCA---IDOMED. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

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