AUTOMAÇÃO NA OBTENÇÃO E ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DOS INDICADORES DE PESQUISA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)

Publicado em 26/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0594-4

Título do Trabalho
AUTOMAÇÃO NA OBTENÇÃO E ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DOS INDICADORES DE PESQUISA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)
Autores
  • Fernando Issler Silva
  • Jean magno Rodrigues do ouro
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Gestão e Tecnologia
Data de Publicação
26/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressocieaceunaspht/824185-automacao-na-obtencao-e-analise-do-curriculo-lattes-como-ferramenta-na-gestao-dos-indicadores-de-pesquisa-nas-ins
ISBN
978-65-272-0594-4
Palavras-Chave
Tecnologia, Automação, Gestão, Instituições de Ensino Superior, Lattes, Ministério da Educação
Resumo
INTRODUÇÃO: A gestão eficaz das Instituições de Ensino Superior – IES, tem se tornado uma prioridade, especialmente diante das demandas crescentes por transparência, qualidade e accountability por parte dos órgãos reguladores e da sociedade em geral. A gestão do currículo Lattes emerge como um desafio significativo, dada a sua importância com foco na avaliação e acompanhamento da produção acadêmica. O Lattes é amplamente utilizado no Brasil como um registro das atividades acadêmicas, científicas e profissionais. Este relato de experiência apresenta um sistema desenvolvido para automatizar a gestão dos currículos Lattes de profissionais da educação, visando melhorar a eficiência das IES perante o Ministério da Educação – MEC. Além de simplificar as tarefas administrativas relacionadas aos currículos, o sistema busca promover uma gestão mais estratégica e proativa dos recursos humanos. Como destacado por Costa (2012, p. 55) “sabe-se que não basta fazer um bom plano. Por melhor que ele seja, e´ apenas uma parte, até pequena, do sucesso de qualquer transformação estratégica.”, a implementação desse sistema em qualquer Instituição de Ensino Superior é a ação em si, independente de um bom plano de gestão, ele já se transforma automaticamente em ação. O principal intuito desse sistema é contribuir para o aprimoramento na gestão da instituição culminando na qualidade de ensino. Fundamentado nessa máxima alicerçamos esse posicionamento com a seguinte afirmação: A ausência de professores, combinado com o absentismo e a falta de qualificação, e´ um dos principais obstáculos para a aprendizagem. É necessário existir professores com remuneração adequada e que estes sejam respeitados em suas comunidades. Os professores devem ter oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional contínuo. (SILVA, Janaina Almeida da C., 2015, p. 23) Ao longo deste relato, serão descritos os objetivos do sistema desenvolvido, o método utilizado para sua implementação, os resultados obtidos durante sua aplicação e as discussões sobre seu impacto na gestão das Instituições de Ensino Superior. MÉTODO: O desenvolvimento do sistema de automação para busca, análise e complementação do currículo Lattes de profissionais da educação foi conduzido em etapas distintas, envolvendo a definição de requisitos, a seleção de tecnologias adequadas, a implementação do sistema e sua avaliação preliminar. Inicialmente, realizou-se uma análise detalhada das necessidades das IES no que diz respeito à gestão do currículo Lattes de seus profissionais. Com base nessa análise, foram identificados os seguintes requisitos para o sistema: 1. Capacidade de realizar buscas automatizadas nos currículos Lattes utilizando o critério do ID Lattes; 2. Análise das informações contidas nos currículos Lattes, destacando produções bibliográficas e produções técnicas dentre elas as publicações gerais, projetos, participações em eventos, orientações, entre outros; 3. Possibilidade de complementar o currículo Lattes com informações adicionais fornecidas pelos próprios profissionais ou pela própria instituição, assim as produções podem ser acompanhadas com anexos de seus respectivos certificados, fotos, vídeos, dentre tantas outras formas de comprovar a efetiva realização daquela publicação; 4. Interface intuitiva e de fácil utilização. Com base nesses requisitos, foi selecionada uma abordagem baseada em tecnologias para o desenvolvimento do sistema, utilizando linguagens de programação como PHP e Python, ferramentas como o ChromeDriver e a biblioteca Selenium para a construção da aplicação e a captura dos dados do Lattes. O sistema foi submetido a uma avaliação preliminar em ambiente controlado, onde foram identificados possíveis ajustes e melhorias. DESENVOLVIMENTO/RESULTADOS O sistema de automação desenvolvido para gerenciar os currículos Lattes dos profissionais da educação foi implementado com sucesso, demonstrando eficiência na obtenção desses currículos e contribuindo para a gestão das IES. A funcionalidade de busca automatizada permitiu acesso rápido e organizado aos currículos, facilitando o acompanhamento das atividades acadêmicas e profissionais, identificando áreas de excelência e necessidades de desenvolvimento. Além disso, a capacidade de análise do sistema destacou as contribuições dos profissionais, permitindo uma avaliação precisa de sua produção científica e acadêmica, identificando possíveis melhorias. Embora não aponte faltas, o sistema pode alertar os profissionais sobre a importância da atualização dos currículos para manter padrões aceitáveis de produção acadêmica conforme as políticas do Ministério da Educação. Além das questões técnicas, o sistema tem um apelo visual que facilita a compreensão das informações exibidas coadunando para a organização no aspecto geral da gestão. Apesar de não ser um sistema de gestão educacional é um sistema que auxilia em muito esse papel. A padronização, organização, integridade e completude na gestão das Instituições de Ensino Superior são garantidas, permitindo o compartilhamento eficiente de informações com o público em geral, o Ministério da Educação e parceiros comerciais. A funcionalidade de complementação automática do currículo Lattes é altamente útil, possibilitando às instituições adicionar informações adicionais fornecidas pelos profissionais ou pela própria instituição, incluindo certificados, fotos, vídeos e outros materiais que comprovam a produção contínua dos profissionais em suas áreas de atuação. A informações complementares são dependentes dos profissionais cadastrados, ninguém melhor do que eles mesmos para alimentar com dados comprobatórios daquilo que foi registrado em seus currículos. Treinar os profissionais a fim de capacitá-los tecnologicamente é fundamental em qualquer área. Como bem enfatizado por Sonia Colombo. O uso de sistemas e tecnologia da informação (TI), foco de atuais pesquisas acadêmicas e de interesse na área corporativa, tem uma importância vital para empresas, já que facilita o gerenciamento, o atendimento a clientes e fornecedores – pessoalmente ou por meio de disponibilização de ambientes on-line, proporcionando ótimos resultados. Portanto, dificilmente se pode competir sem que a tecnologia da informação exerça um papel preponderante e fundamental. (COLOMBO, Sonia, 2007, p. 78) No que diz respeito aos resultados obtidos, o sistema demonstrou contribuir significativamente para a gestão estratégica e proativa das IES perante o MEC. A capacidade de apresentar de forma organizada e detalhada as atividades dos profissionais facilitou a prestação de informações ao MEC, agilizando processos de avaliação e monitoramento institucional. DISCUSSÃO O desenvolvimento e implementação do sistema de automação para busca, análise e complementação do currículo Lattes de profissionais da educação representam um avanço significativo na gestão acadêmica e administrativa das Instituições de Ensino Superior. No entanto, é importante analisar alguns aspectos e desafios decorrentes dessa iniciativa. Primeiramente, é importante ressaltar que a automação não elimina a necessidade de acompanhamento humano e análise crítica das informações. Embora o sistema facilite a busca e organização dos dados, é fundamental que as instituições mantenham uma equipe capacitada para interpretar e contextualizar essas informações. O acesso automatizado aos currículos Lattes dos profissionais levanta preocupações sobre a proteção das informações pessoais e acadêmicas dos indivíduos. É essencial que o sistema seja desenvolvido e implementado de acordo com as regulamentações de proteção de dados vigentes, garantindo a segurança e confidencialidade das informações dos profissionais. Todavia, em que pese a preocupação relacionada à proteção de dados, cabe salientar que as informações obtidas pelo sistema são públicas e estão disponíveis no CNPq através do sistema Lattes. Deste modo, não há que se falar em violações. A implementação bem-sucedida desse sistema requer uma cultura organizacional que valorize a transparência, a qualidade e a excelência acadêmica, incentivando a colaboração e a participação ativa de todos os stakeholders . CONCLUSÃO O desenvolvimento e implementação do sistema representam um avanço significativo na gestão das IES perante o MEC e na promoção da excelência acadêmica e administrativa. Ao longo deste relato de experiência, destacamos a importância dessa iniciativa para agilizar e simplificar o processo de gestão dos currículos dos profissionais, permitindo às instituições uma visão abrangente e atualizada das atividades acadêmicas e profissionais de seus colaboradores. Através da automação desse processo cria-se uma facilidade de acesso e organização das informações dos currículos Lattes contribuindo para uma prestação de contas mais transparente frente ao rigor exigido pelo MEC. E importante ressaltar que o sucesso dessa iniciativa depende do comprometimento e engajamento das instituições, dos profissionais envolvidos e de todos os stakeholders relacionados ao projeto. Diante dos desafios e considerações apresentados ao longo deste relato, acredita-se que o sistema de automação possui um potencial significativo para transformar a gestão acadêmica e administrativa das IES, promovendo uma cultura de excelência, transparência e inovação no ambiente educacional. REFERÊNCIAS COLOMBO, Sonia S. Gestão educacional: uma nova visão. Grupo A, 2007. E-book. ISBN 9788536312590. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536312590/. Acesso em: 11 abr. 2024. CORDEIRO, João. Accountability: a evolução da responsabilidade pessoal, o caminho da revolução eficaz. Editora Alta Books, 2022. E-book. ISBN 9788550820637; COSTA, Eliezer Arantes da. GESTÃO ESTRATÉGICA: Da empresa que temos para a empresa que queremos. 6ª edição. Editora Saraiva. São Paulo. 2012. FREEMAN, R. Edward; WICKS, C. Andrew. PARMAR, Bidhan. Stakeholder Theory and "The Corporate Objective Revisited". Organization Science; 2020. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5444375/mod_folder/content/0/Stakeholder%20Theory%20and%20%E2%80%9CThe%20Corporate%20Objective%20Revisited%E2%80%9D.pdf. Acessado em 11/04/2024. MACHADO JR, Eliseu Vieira. Teoria do Stakeholder. Disponível em https://mees.paginas.ufsc.br/files/2012/06/Teoria_do_Stakeholder_Prof_Eliseu_Machado_25_05_2012.pdf. Acessado em 11/04/2024. SILVA, Janaina Almeida da C. Qualidade na Educação. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015. E-book. ISBN 9788522122462. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122462/. Acesso em: 14 abr. 2024.
Título do Evento
VII Congresso Internacional CIEACE
Cidade do Evento
Hortolândia
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Congresso Internacional CIEACE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Fernando Issler; OURO, Jean magno Rodrigues do. AUTOMAÇÃO NA OBTENÇÃO E ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DOS INDICADORES DE PESQUISA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES).. In: Anais do VII Congresso Internacional CIEACE. Anais...Hortolândia(SP) Unasp HT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressocieaceunaspht/824185-AUTOMACAO-NA-OBTENCAO-E-ANALISE-DO-CURRICULO-LATTES-COMO-FERRAMENTA-NA-GESTAO-DOS-INDICADORES-DE-PESQUISA-NAS-INS. Acesso em: 24/04/2025

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