INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E O EMPREENDEDORISMO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE PONTOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS TEMAS

Publicado em 26/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0594-4

Título do Trabalho
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E O EMPREENDEDORISMO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE PONTOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS TEMAS
Autores
  • ALEXANDRE MARCELO COUTINHO GUEDES
  • FERNANDA DOS SANTOS
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Administração
Data de Publicação
26/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressocieaceunaspht/833834-inteligencia-artificial-(ia)-e-o-empreendedorismo--uma-revisao-bibliografica-sobre-pontos-de-aproximacao-entre-os
ISBN
978-65-272-0594-4
Palavras-Chave
Empreendedorismo; Inteligência Artificial; Negócios
Resumo
Esse estudo procurou levantar, de modo exploratório, pesquisas que abordem a Inteligência Artificial (IA) no contexto do Empreendedorismo. O estudo parte do entendimento de que a adoção da IA nos negócios é, reconhecidamente, um tema de grande potencial disruptivo, no que se refere as transformações nas práticas da atividade empreendedora, na medida em os sistemas computacionais e algoritmos pretendam simular a inteligência humana, interpretando e “aprendendo” com dados acumulados, e propondo adaptações às circunstâncias e aos diversos atores. Além disso, considerou-se que a identificação de possíveis pontos de aproximação entre os dois temas poderia evidenciar como a IA tem sido utilizada para apoiar o processo criativo, de ideação, mensuração de incerteza e percepção de oportunidades, comuns ao empreendedorismo. Para fins metodológicos, optou-se por utilizar a revisão de bibliografia, por meio da seleção sistemática de artigos acadêmicos, tanto nacionais quanto internacionais, identificados por palavras-chave relacionadas com "Inteligência Artificial" ou "Empreendedorismo", em bases de dados acadêmicas renomadas. Os artigos foram selecionados por critérios de relevância e atualidade da abordagem, além da contribuição para o entendimento da interseção entre IA e empreendedorismo. Os principais achados ressaltam a importância de os empreendedores conhecerem sobre Big Data e IA para a gestão eficaz de um novo negócio, também tratam da IA como importante ferramenta para a inovação e gestão, e por fim, evidenciam que a adoção da IA deve transformar o papel do empreendedor no negócio.
Título do Evento
VII Congresso Internacional CIEACE
Cidade do Evento
Hortolândia
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Congresso Internacional CIEACE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUEDES, ALEXANDRE MARCELO COUTINHO; SANTOS, FERNANDA DOS. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E O EMPREENDEDORISMO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE PONTOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS TEMAS.. In: Anais do VII Congresso Internacional CIEACE. Anais...Hortolândia(SP) Unasp HT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressocieaceunaspht/833834-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-(IA)-E-O-EMPREENDEDORISMO--UMA-REVISAO-BIBLIOGRAFICA-SOBRE-PONTOS-DE-APROXIMACAO-ENTRE-OS. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes