POLÍTICA DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DO ARQUIVO EDGARD LEUENROTH (AEL)

Publicado em 30/05/2022 - ISBN: 978-65-5941-682-0

Título do Trabalho
POLÍTICA DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DO ARQUIVO EDGARD LEUENROTH (AEL)
Autores
  • Humberto Celeste Inarelli
  • Naomi Shida
  • José Eduardo de Oliveira
  • Helena Marques Castro
  • Isabela Carolina Bagatini
Modalidade
Bolsa Auxílio Social
Área temática
Acervos, arquivos e biblioteca
Data de Publicação
30/05/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae21/440962-politica-de-digitalizacao-de-documentos-do-arquivo-edgard-leuenroth-(ael)
ISBN
978-65-5941-682-0
Palavras-Chave
Acervo; Digitalização; Documentos.
Resumo
Este projeto compreende o desenvolvimento de uma Política de Digitalização de Documentos do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), realizado pelos alunos graduandos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), inseridos no programa Bolsa Auxílio Social (BAS). De modo a ressaltar a noção entre teoria e prática, este estudo torna-se essencial para futuros bolsistas do AEL, uma vez que contribui no seu processo de integração e direcionamento nas práticas de digitalização. Nessa perspectiva, propõe revisar a postura que vem sendo tomada até então pelos bolsistas e funcionários ligados ao projeto, por meio da análise dos equipamentos, do local em que esses documentos estão depositados e dos programas utilizados. Para tanto estabelece uma postura crítica de compreender a função que a digitalização exerce juntamente a disponibilidade dos meios, para que esse processo ocorra de uma melhor forma. À vista disso, tem como objetivo principal analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância da digitalização na preservação do patrimônio histórico social, compreendido pelas normas e parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Foram realizadas atividades práticas envolvendo as etapas de digitalização de cadernos, jornais, revistas e microfilmes, em conjunto a uma revisão de literatura que possibilitou uma reestruturação e uma política que corroborou na manutenção da qualidade e integridade de cada tipo de documento. Por intermédio deste trabalho, nota-se a relevância do procedimento de digitalização para o contexto atual, no que diz respeito à organização, gestão e a preservação do acervo documental - já que muitos não se encontram como possibilitados para uma análise com o original - além de contribuir na democratização do acesso a esses documentos, tanto por estudantes e pesquisadores, quanto para a comunidade externa à Unicamp.
Título do Evento
IV Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G
Título dos Anais do Evento
Caderno de Resumos: Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

INARELLI, Humberto Celeste et al.. POLÍTICA DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DO ARQUIVO EDGARD LEUENROTH (AEL).. In: Caderno de Resumos: Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G. Anais...Campinas(SP) Canal do SAE no YouTube, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae21/440962-POLITICA-DE-DIGITALIZACAO-DE-DOCUMENTOS-DO-ARQUIVO-EDGARD-LEUENROTH-(AEL). Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes