ANÁLISE DOS IMPACTOS E EFEITOS DO PROJETO CEU: DUAS DÉCADAS E QUATRO GESTÕES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO UNIFICADO (CEUS) NA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
ANÁLISE DOS IMPACTOS E EFEITOS DO PROJETO CEU: DUAS DÉCADAS E QUATRO GESTÕES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO UNIFICADO (CEUS) NA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Autores
  • Carlos Raul Etulain
  • Cássia de Jesus Liandro Silveira
Modalidade
Unicamp
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/530251-analise-dos-impactos-e-efeitos-do-projeto-ceu--duas-decadas-e-quatro-gestoes-dos-centros-de-educacao-unificado-(c
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
Centro Educacional Unificado (CEU); Avaliação de Políticas Educacionais; Educação Integral.
Resumo
INTRODUÇÃO: Propostos pela Gestão Suplicy (2001-2004) na Prefeitura Municipal de São Paulo, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) são uma política intersetorial, pautada nos princípios da Cidade Educadora, Educação Integral e Educação Popular (FIGLIOLINO, 2014). Os CEUs unem Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) a uma praça de equipamentos de cultura e lazer dotadas de edificações de arquitetura robusta em regiões de alta vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. Este projeto tem como objetivo avaliar essa política pública de educação e analisar os benefícios sociais oriundos da implementação efetiva dos CEUs na cidade de São Paulo. JUSTIFICATIVA: Pretende-se identificar os benefícios sociais da implementação efetiva dos CEUs na cidade de São Paulo, utilizando dados e indicadores e, especialmente, analisando as avaliações disponíveis do Projeto CEU. A ideia de reunir avaliações e analisar resultados possibilita o conhecimento de uma política educacional municipal de importante alcance para a cidade de SP e sua população mais vulnerável. Especialmente, o estudo distinguirá os processos e subprocessos do Projeto CEUs, que auxiliam no estudo de impactos efetivamente produzidos. OBJETIVOS: O objetivo geral deste projeto é pesquisar avaliações do Projeto CEU e seus resultados para analisar esta política educacional e seu papel na sociedade. Objetivos específicos: 1. Elaborar histórico de implementação do Projeto CEU. 2.Classificar os tipos de avaliações do Projeto CEU na bibliografia acadêmica e identificar tendências do debate sobre o assunto. 3. Abordar os traços principais da chamada anatomia do processo geral de implementação (DRAIBE, S. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas, 2001), identificando e descrevendo os processos e subprocessos do sistema de implementação das unidades selecionadas em amostra do Projeto CEU. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Foi elaborado um histórico do Projeto CEU que contempla a etapa de formulação e de implementação, discriminada pelas gestões municipais do período, capaz de descrever as transformações da política pública e os resultados de desempenho no recorte temporal. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar e classificar tipos e tendências de avaliação do Projeto CEU. Adiante, com base no esboço metodológico proposto por Draibe (2001), serão pesquisados os traços principais da anatomia do processo geral de implementação, identificando os subprocessos e principais sistemas de implementação, além de identificar e descrever as variáveis e indicadores observados para a confecção do modelo avaliativo padronizado do Projeto CEU. RESULTADOS ALCANÇADOS: Observou-se que os méritos de uma política intersetorial de interesse da população, podem ser construídos em forma organizada em processos e subprocessos, tendo por base o funcionamento da gestão participativa. A estrutura gerencial dos CEUs apresenta certa autonomia junto com mecanismos sólidos de participação democrática. As pesquisas de avaliação analisadas aproximam-se de avaliações de processo, focadas em subprocessos pré-selecionados com abordagens, recorte temporal e perspectivas variadas. Nesta etapa do trabalho foi percebida a carência de sistematização de ações educativas, culturais e de lazer nas unidades, dificultando a realização de avaliações completas e precisas por parte da comunidade científica.
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ETULAIN, Carlos Raul; SILVEIRA, Cássia de Jesus Liandro. ANÁLISE DOS IMPACTOS E EFEITOS DO PROJETO CEU: DUAS DÉCADAS E QUATRO GESTÕES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO UNIFICADO (CEUS) NA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/530251-ANALISE-DOS-IMPACTOS-E-EFEITOS-DO-PROJETO-CEU--DUAS-DECADAS-E-QUATRO-GESTOES-DOS-CENTROS-DE-EDUCACAO-UNIFICADO-(C. Acesso em: 25/04/2025

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