ANÁLISE SOCIOECONÔMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UFFS

Publicado em 02/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-730-9

Título do Trabalho
ANÁLISE SOCIOECONÔMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UFFS
Autores
  • Larissa Brand Back
  • Michele Batista
  • Rosileia Lucia Nierotka
  • Ana Paula Modesto
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
V PAPE-G e II SISAE: Seminário internacional de serviços de apoio aos estudantes: Permanência estudantil e conquistas nos 10 anos da lei de cotas
Data de Publicação
02/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae22/539038-analise-socioeconomica--relato-de-experiencia-da-uffs
ISBN
978-85-5722-730-9
Palavras-Chave
UFFS, assistência estudantil, análise socioeconômica
Resumo
O referido relato tem o objetivo de apresentar a experiência profissional do Serviço Social, referente ao instrumental utilizado para mensurar a vulnerabilidade socioeconômica para acesso aos serviços, programas e auxílios financeiros da assistência estudantil, oferecidos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A UFFS foi criada em 2009, e é bastante peculiar por ser uma universidade pública multicampus, interestadual, com seis campi localizados em municípios pequenos e médios no interior dos três Estados da Região Sul. Devido às políticas de acesso e ações afirmativas implementadas desde sua criação, a UFFS possui um perfil de estudantes formado por mais de 80% de cotistas de escola pública e que atendem a outros critérios como renda e raça/cor. Compreendendo que a situação de vulnerabilidade socioeconômica não se reduz à renda, mas a um conjunto de situações que se expressa pela ausência de direitos, falta de oportunidades e outros fatores que se fazem presentes na vida dos sujeitos ingressantes na universidade, a assistência estudantil da UFFS vem sendo desenvolvida desde o ano de 2010 por meio da concessão de auxílios dentre outras ações de acordo com o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A equipe técnica da assistência estudantil desde o início buscou sistematizar um instrumental para mensurar a vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes. Em 2011, foi aprovada uma Resolução no Conselho Universitário, estabelecendo critérios para a realização de análise socioeconômica, passando por algumas alterações, sendo revogada e substituída por uma nova em 2022 (UFFS, 2011; 2016; 2019; 2022). Para a análise da vulnerabilidade socioeconômica, desde a primeira versão do documento, foram considerados os seguintes fatores: renda familiar bruta mensal; número de membros do grupo familiar; despesas com moradia do estudante e dos pais ou responsáveis; despesas do estudante com transporte para suas atividades acadêmicas; doença crônica e/ou deficiência no grupo familiar; bens patrimoniais do grupo familiar; condições favoráveis e/ou agravantes definidas pelo Serviço Social. A partir da análise desses fatores é gerado um Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) para cada estudante. Anualmente há a publicação de um edital que define o ponto de corte para o recebimento dos auxílios socioeconômicos, bem como os valores repassados mensalmente a cada estudante. O conceito de vulnerabilidade socioeconômica utilizado na UFFS leva em consideração um um conjunto de incertezas, inseguranças e riscos enfrentados quanto à fragilização de vínculos familiares, pertencimento e sociabilidade: [...] identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficiências; exclusão pela pobreza e/ou, no acesso às demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas; diferentes formas de violência advinda do núcleo familiar, grupos e indivíduos; inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal; estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social (BRASIL, 2004, p. 34). Para compreender o papel do/a assistente social na operacionalização na análise socioeconômica, consideramos também o conceito de proteção social, conforme definido por Spossati (2009), como uma garantia de direito ao cidadão oferecida pelo Estado frente às inseguranças sociais, de modo a distribuir o recurso federal e promover equidade e justiça social, por meio das ações previstas no PNAES. Com base em Rawls (2008, p. 44) a equidade “pretende minimizar as diferenças entre os indivíduos, através de ações que propiciem às pessoas menos favorecidas a inserção em espaços sociais até então não ocupados”. Importante destacar alguns aspectos que envolvem a análise socioeconômica na UFFS: a) esse instrumento foi construído de forma coletiva pelos profissionais da Assistência Estudantil, contando também com a colaboração de docentes na área da estatística e economia, na elaboração da fórmula de cálculo do IVS; b) desde de 2017, é operada com o apoio do Sistema de Análise Socioeconômica (SAS); c) é realizada por meio de fluxo contínuo, durante todo o ano; atualmente possui validade de 10 semestres, podendo a qualquer momento o estudante solicitar atualizações necessárias, com previsão de convocações anuais para atualização por meio de uma amostragem de 10% dos cadastros válidos; d) ingressantes cotistas de renda e de ações afirmativas próprias da UFFS tem o acesso imediato de auxílios socioeconômicos, com um valor fixo e assim que finalizarem a análise socioeconômica, os valores são ajustados conforme o IVS e acrescidos auxílios, mediante comprovação (moradia, transporte e creche). Além da análise da documentação comprobatória, na análise socioeconômica também são realizadas entrevistas com os estudantes. Esse contato individual permite aos assistentes sociais promover acolhimento e uma maior aproximação com sua realidade familiar e seus novos desafios na vida universitária. Além disso, permite o encaminhamento para outros atendimentos oferecidos na Universidade e na rede de serviços do município. Concluímos que a mensuração da vulnerabilidade socioeconômica na UFFS considera não apenas a renda dos estudantes, mas um olhar mais aprofundado, permitindo potencializar a permanência universitária, por meio de sua inserção nos auxílios e demais ações da assistência estudantil, com mais equidade (RAWLS, 2008; SPOSSATI, 2009).
Título do Evento
Permanência Estudantil e Conquistas dos 10 anos da Lei de Cotas
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BACK, Larissa Brand et al.. ANÁLISE SOCIOECONÔMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UFFS.. In: Anais de Permanência Estudantil e Conquista dos 10 Anos da Lei de Cotas. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae22/539038-ANALISE-SOCIOECONOMICA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DA-UFFS. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes