AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS AÇÕES DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NA UNIFAL-MG

Publicado em 01/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0511-1

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS AÇÕES DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NA UNIFAL-MG
Autores
  • Michele Cristine S. Toti
  • Claudia Gomes
  • Marcos Coelho Bissolli
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
VI Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação/PAPE-G.
Data de Publicação
01/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressosae23/706910-avaliacao-do-impacto-das-acoes-de-apoio-pedagogico-e-psicologico-na-unifal-mg
ISBN
978-65-272-0511-1
Palavras-Chave
Avaliação, Permanência Estudantil, Ensino Superior, Apoio Pedagógico, Apoio Psicológico.
Resumo
Introdução e Justificativa: As políticas institucionais de assistência estudantil são essenciais para a permanência e sucesso dos estudantes universitários. Garantir que os objetivos propostos estão sendo cumpridos e/ou identificar mudanças necessárias requer que a instituição disponha de formas adequadas para avaliar o impacto e a efetividade das ações. No entanto, essa tem sido uma dificuldade identificada nos serviços de apoio aos estudantes, que apresentam escassez de protocolos de avaliação dos impactos das ações realizadas (Toti, 2022; Dias, 2021). Além do aspecto financeiro e material, as ações de assistência estudantil devem contemplar a dimensão simbólica e acadêmica da permanência, tais como questões relacionais, psicossociais, pedagógicas e profissionais (Heringer, 2022; Brasil, 2010). Na UNIFAL-MG, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), adota uma perspectiva institucional de amplo acesso aos serviços de apoio, permanência e desenvolvimento dos estudantes, por meio de ações que incluem, além do apoio financeiro, o Apoio Pedagógico, o Apoio Psicológico, o Apoio para Acessibilidade e Inclusão, além de diferenciadas ações de promoção de saúde. Dentre as ações realizadas e visando a construção de indicadores institucionais que reflitam o impacto dos serviços para o acompanhamento e para a proteção do percurso acadêmicos dos estudantes, destacamos as análises propostas pelo Departamento de Apoio e Acompanhamento (DAA), responsável pelo acompanhamento pedagógico e psicológicos dos estudantes. Objetivo: Este trabalho tem o objetivo de analisar os indicadores de acompanhamento do DAA - PRACE UNIFAL-MG, a partir das demandas e ações de apoio e acompanhamento realizadas aos estudantes durante o ano de 2022. Resultados: Em relação aos atendimentos realizados, os registros indicam que 686 estudantes foram atendidos pelo DAA, totalizando 1.729 atendimentos distribuídos em atendimentos de avaliação de demandas, acolhimentos individuais e coletivos, atendimentos de apoio e acompanhamento, além de ações coletivas de atenção e promoção de saúde mental e da aprendizagem. A análise dos indicadores permitiu concluir que, se por um lado as ações do Apoio Psicológico foram efetivas para a redução de sintomas ou da cronicidade dos quadros de adoecimento psíquico, por outro lado ainda não favoreceu maior proteção ao percurso acadêmico, considerando que o índice de evasão dos estudantes atendidos é o mesmo de estudantes não atendidos. Já no que se refere às análises em relação ao Apoio Pedagógico, resultados expressivos foram evidenciados, não só considerando o evidente desenvolvimento de estratégias acadêmicas pelos estudantes, mas acima de tudo ao caracterizar-se como uma ação institucional protetiva e diretamente vinculada a redução dos índices de evasão quando comparados aos estudantes que não são acompanhados. Com base nas análises realizadas constata-se a importância do estabelecimento de indicadores de acompanhamento para serviços de apoio ao estudante como condição para avançarmos no debate institucional sobre medidas de proteção e diminuição dos riscos ao percurso acadêmico dos estudantes.
Título do Evento
VI Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TOTI, Michele Cristine S.; GOMES, Claudia; BISSOLLI, Marcos Coelho. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS AÇÕES DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NA UNIFAL-MG.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressosae23/706910-AVALIACAO-DO-IMPACTO-DAS-ACOES-DE-APOIO-PEDAGOGICO-E-PSICOLOGICO-NA-UNIFAL-MG. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes