APRESENTAÇÃO E RESULTADOS DO PROJETO COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
APRESENTAÇÃO E RESULTADOS DO PROJETO COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO
Autores
  • Karoline Lemos Schneider
  • Euge Helyantus Stumm
  • Manuella Machado dos Santos
  • Daniela Centenaro Levandowski
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/190286-apresentacao-e-resultados-do-projeto-compreendendo-o-desenvolvimento-humano-a-partir-de-atividades-praticas-de-en
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Desenvolvimento Humano, Ensino de Psicologia, Iniciação à Docência, Integração teórico-prática
Resumo
Introdução: Este projeto compreende as disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento I e II, oferecidas nas séries iniciais do Curso de Psicologia, de cunho eminentemente teórico e de caráter básico, por abordarem conhecimentos que fundamentam diversas áreas da atuação profissional. Os objetivos do projeto são: implementar atividades de ensino e avaliação facilitadoras do processo de aprendizagem; consolidar o papel integrador dessas disciplinas com outras da mesma série, através de avaliações interdisciplinares; atualizar materiais e dispositivos de ensino-aprendizagem de caráter prático; e possibilitar uma maior integração intradisciplinar dos conteúdos em atividades de avaliação. Objetivos: Nesse trabalho busca-se apresentar o projeto e descrever os resultados alcançados no período 2018/2 a 2019/1. Métodos: As atividades desenvolvidas incluíram: organização de visitas de observação guiadas a instituições, para observação do comportamento infantil e análise, pelos alunos, de aspectos desenvolvimentais; planejamento de atividades avaliativas integradas com disciplinas da mesma série; acompanhamento das disciplinas (auxílio no planejamento de aulas e atividades de avaliação, atualização e confecção de materiais didático-pedagógicos, etc.); e elaboração de jogos sobre os conteúdos abordados em Psicologia do Desenvolvimento I. Resultados e Conclusões: O projeto mostrou-se eficaz na integração de conteúdos teóricos a vivências práticas dos estudantes, através dos materiais e recursos didáticos e das avaliações propostas, que também possibilitaram a construção de um raciocínio psicológico para a compreensão de fenômenos do desenvolvimento típico. O número de reprovações e de alunos em exame nas disciplinas sofreu redução desde a implantação do projeto. Os alunos avaliaram positivamente os materiais didático-pedagógicos utilizados nas aulas e avaliações, referindo-os como facilitadores do processo de aprendizagem. A bolsista também se beneficiou das atividades, desenvolvendo habilidades relacionadas à docência e reflexão sobre métodos de ensino-aprendizagem.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHNEIDER, Karoline Lemos et al.. APRESENTAÇÃO E RESULTADOS DO PROJETO COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/190286-APRESENTACAO-E-RESULTADOS-DO-PROJETO-COMPREENDENDO-O-DESENVOLVIMENTO-HUMANO-A-PARTIR-DE-ATIVIDADES-PRATICAS-DE-EN. Acesso em: 05/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes