AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADOR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE I SOB O OLHAR DOS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADOR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE I SOB O OLHAR DOS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS
Autores
  • Jordana Boeira Freitas
  • Elaine Campêlo de Magalhães
  • Patrícia Schu da Silva
  • Matheus Arnhold Woiciechovski
  • Júlia de Azambuja do Nascimento
  • Thainara Cruz da Rosa
  • Fabiana Viegas Raimundo
  • Fabiana de Oliveira
  • Maria Cristina Werlang
Modalidade
Resumo
Área temática
Extensão e Integração Ensino-Saúde
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/192555-avaliacao-da-disciplina-de-seminario-integrador-em-atencao-primaria-a-saude-i-sob-o-olhar-dos-diferentes-atores-e
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
SIAPS-I, AVALIAÇÃO, DISCIPLINA
Resumo
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) Interprofissionalidade da UFCSPA tem ações que buscam fomentar mudanças curriculares na disciplina Seminário Integrador em Atenção Primária à Saúde I (SIAPS-I) e essa aborda o trabalho em equipe com enfoque na promoção da saúde no contexto da atenção primária à saúde. Objetivos: Avaliar a disciplina Seminário Integrador em Atenção Primária a Saúde I sob o ponto de vista de discentes, docentes e preceptores que participaram das atividades desenvolvidas no 1º semestre de 2019. Metodologia: Foram desenvolvidos e aplicados ao término da disciplina questionários específicos para cada público (discentes, docentes e preceptores). Foram avaliados os seguintes aspectos: conteúdo e carga horária de aulas teóricas e práticas, desenvolvimento de competências interprofissionais e o sistema de avaliação da disciplina. Foi utilizada a escala Likert para avaliação da satisfação e questões dissertativas Resultados e Conclusões: Todos os públicos avaliados destacaram a necessidade de aumento de carga horária para as atividades práticas. A respeito das competências desenvolvidas pelos discentes, os docentes ressaltaram a necessidade de maior colaboração interprofissional no grupo de trabalho, maior envolvimento da comunidade como elemento da equipe e realização de escuta ativa. Foram destacadas como competências desenvolvidas: respeito, empatia e comunicação com equipe de saúde, grupos de trabalho e usuários do serviço de saúde. A maioria dos preceptores relatou desconhecer o sistema de avaliação da disciplina. Diante do exposto conclui-se que a carga horária das atividades práticas pode ser ampliada. Competências relacionadas com a interprofissionalidade da disciplina SIAPS-I ainda necessitam ser mais desenvolvidas nas atividades da disciplina. O sistema de avaliação deverá ser compartilhado com preceptores para acompanhamento dos discentes nas atividades de campo. A avaliação permanente das práticas pedagógicas de disciplinas que promovem a interdisciplinaridade é necessária para o aprimoramento contínuo e aprofundamento da discussão sobre a formação interprofissional de profissionais da saúde.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREITAS, Jordana Boeira et al.. AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADOR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE I SOB O OLHAR DOS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/192555-AVALIACAO-DA-DISCIPLINA-DE-SEMINARIO-INTEGRADOR-EM-ATENCAO-PRIMARIA-A-SAUDE-I-SOB-O-OLHAR-DOS-DIFERENTES-ATORES-E. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes