A DEPLEÇÃO DE DOPAMINA ESTÁ RELACIONADA AOS DISTÚRBIOS DA MARCHA E CONTROLE POSTURAL EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON LEVE A MODERADA?

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
A DEPLEÇÃO DE DOPAMINA ESTÁ RELACIONADA AOS DISTÚRBIOS DA MARCHA E CONTROLE POSTURAL EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON LEVE A MODERADA?
Autores
  • Maria Eduarda Parcianello Cabeleira
  • Aline de Souza Pagnussat
  • Alexandre Severo do Pinho
  • Ane Caroline Dotta Asquidamini
  • Ariane Bolla Freire
  • Brenda Tubelo Pereira
  • Carlos Roberto de Mello Rieder
  • Luis Henrique Tieppo Fornari
  • Neivo da Silva Junior
  • Fernanda Cechetti
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa em nível de pós-graduação
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoufcspa/192621-a-deplecao-de-dopamina-esta-relacionada-aos-disturbios-da-marcha-e-controle-postural-em-individuos-com-doenca-de-
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
dopamina, marcha, doença de parkinson, controle postural, SPECT-CT
Resumo
A Doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa, progressiva, ocasionada pela redução da densidade do transportador ativo de dopamina (DAT), um importante neurotransmissor envolvido na regulação do movimento. Métodos de imagem molecular da Medicina Nuclear como a Tomografia Computadorizada por emissão de fóton único (SPECT), combinada a radiotraçadores, pode obter a densidade desse neurotransmissor. A redução da densidade de DAT leva aos sintomas clássicos da DP, como bradicinesia, tremor e rigidez, consequentemente afetando a marcha e o controle postural dessa população. O objetivo desse estudo foi verificar se há correlação direta entre a redução do DAT com os distúrbios de controle postural e cinemática da marcha de indivíduos com DP leve a moderada. Este é um estudo descritivo, observacional com delineamento transversal. Os indivíduos foram analisados quanto às variáveis espaço-temporais da marcha por um sistema tri-dimensional de análise de movimento, controle postural através da estabilometria em uma plataforma de força e densidade do DAT através do 99mTc-TRODAT-1 (SPECT-CT). Todos os indivíduos foram avaliados na fase off da medicação levodopa. Foram analisados 71 indivíduos, 32 com DP leve a moderada (HY 2 e 2.5) e 39 indivíduos saudáveis pareados por gênero, idade e altura. Houve diferença significativa entre os grupos em relação às variáveis cinemáticas e estabilométricas. Entretanto, não houve correlação entre essas alterações e os valores de potencial de ligação do 99mTc-TRODAT-1. Os resultados sugerem que não há correlação entre as alterações presentes na marcha e controle postural de indivíduos com DP leve a moderada e a densidade de neurônios dopaminérgicos obtida através de 99mTc-TRODAT-1 (SPECT-CT).
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CABELEIRA, Maria Eduarda Parcianello et al.. A DEPLEÇÃO DE DOPAMINA ESTÁ RELACIONADA AOS DISTÚRBIOS DA MARCHA E CONTROLE POSTURAL EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON LEVE A MODERADA?.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/192621-A-DEPLECAO-DE-DOPAMINA-ESTA-RELACIONADA-AOS-DISTURBIOS-DA-MARCHA-E-CONTROLE-POSTURAL-EM-INDIVIDUOS-COM-DOENCA-DE-. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes