RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA REMOTO: SUAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Publicado em 04/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-292-1

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA REMOTO: SUAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Autores
  • José Roberto Da Silva Alves
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2021/351619-relato-de-experiencia-no-estagio-em-psicologia-remoto--suas-possibilidades-e-desafios
ISBN
978-65-5941-292-1
Palavras-Chave
PSICOLOGIA, REMOTO, PADEMIA, ESTÁGIO, FORMAÇÃO
Resumo
INTRODUÇÃO: O estágio em psicologia é um dos momentos mais importantes da formação do estudante, uma vez que, é neste momento que terá oportunidade de vivenciar o campo pratico de atuação, mesmo que de modo supervisionado, a uma grande expectativa com a chegada desse momento. A oferta do estágio em psicologia se fundamenta na resolução 05/2011 do conselho nacional de educação - CNE, que estabelece as diretrizes curriculares para o curso de graduação em psicologia (CNE, 2011). Diante da importância do estágio na formação do aluno e o desafio de realiza-lo em meio a um período de pandemia global do COVID-19 que levou a adoção das medidas de isolamento social e a interrupção de várias atividades presenciais, em especial da educação em todos os níveis de formação, como medida adotada para diminuir o aumento no número de pessoas infectadas pelo vírus. Sobre o COVID-19, segundo o Ministério da Saúde (2021) é uma doença que causada pelo coronavírus, a sua transmissão pode se dar de várias formas, através do contato de uma pessoa doente com outra, objetos ou superfícies contaminadas. Dentre as medidas para proteger a população está o distanciamento social. Em tal situação questiona-se quais alternativas podem ser adotadas a fim de garantir a realização do estágio em psicologia e a continuidade da formação do aluno. Neste sentido, é extremamente relevante a produção deste trabalho, tendo em vista que o compartilhamento de práticas que tem sido adotada diante de tal contexto contribui para disseminação novas formas de aprendizado e da garantia da continuidade da formação do aluno em meio a pandemia. OBJETIVO: relatar a experiência do estágio em psicologia, com ênfase em saúde, realizado de forma remota, devido as medidas de isolamento social e, apresentar as possibilidades e os principais desafios dessa pratica. METOLOGIA: Estudo é um estudo descritivo, de tipo relato de experiência, das atividades desenvolvidas no estágio realizado de maneira remota. RESULTADOS: Em resposta a suspensão das atividades presenciais de ensino e das práticas de estagio, devido ao cenário de pandemia, a realização de estágio online/remoto resulta numa das principais estratégias adotadas que garantiu a continuidade da formação do aluno. Assim, as atividades desenvolvidas de maneira online resultaram em vários aspectos positivos, sendo os seguintes: aprendizado e apropriação do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs); melhor aproveitamento do tempo, uma vez que com as atividades de maneira remota o aluno pode se conectar do local onde estiver, basta estar de posse de um aparelho adequado e com acesso à internet; Significativa redução de gastos financeiros; Por fim, assim como no contexto presencial, mas com uma metodologia adaptada para o online, acontece as supervisões, realização de role play, estudos de casos, construção da evolução de atendimentos dos casos apresentados em aula, elaboração de diários em Word online, o acesso a conteúdo audiovisual vídeos, discussão de artigos, capítulos de livros disponibilizados em aula, todo um processo de interação grupal. Para além dos resultados positivos mencionados, foram identificados vários desafios, como o acesso a computador, celular, aparelhos para se conectar a aula; a uma internet de qualidade, uma vez que nem todos os alunos tem essa garantia e contamos com a possibilidade de oscilação; a dificuldade de alguns professores no ensino remoto; tornar o ambiente de casa, familiar, de trabalho ou qualquer outro, no local de estudos; as distrações, uma vez que a depender do ambiente em que o aluno se conecta, pode haver barulhos, a própria dinâmica de casa e das famílias que por vezes não compreendem a importância de proporcionar um espaço para que o aluno se dedique aos seus estudos e; talvez o maior de todos os desafios seja o de acreditar que é possível aprender através da participação no estágio remoto, já que a expectativa é se dá em torno do presencial, com a possibilidade de se deparar com a realidade, com os acontecimentos, imprevistos; todos esses resultados apontam para a necessidade de uma ampla discussão. Entre os vários desafios estavam o de participar de todas as atividades práticas, acompanhar as supervisões e eventos de maneira integral, de se apropriar das tecnologias da informação e comunicação, fazer todas as atividades que foram propostas, as interrupções por conta da oscilação da internet ou quando era solicitado a fazer algo em casa ou no trabalho. DISCUSSÃO: Os resultados apresentados demonstram na pratica como o estágio mesmo que de maneira online proporciona ao graduando uma experiência única e muito rica em seus diversos aspectos e os desafios que se apresentam a essa modalidade de ensino. SOLIGO et al (2020), pontua que em relação a formação em psicologia, entre os vários desafios decorrentes das condições impostas pela pandemia, um dois mais complexo certamente se refere à realização dos estágios. Neste sentido respondendo também à pergunta sobre qual estratégia adotar para garantir o processo formativo do aluno diante do atual cenário de pandemia. Todas essas práticas realizadas em 2020, tiveram fundamento na portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação - MEC, que autorizou a realização do estágio remoto em caráter excepcional, a partir das diretrizes nacionais curriculares aprovadas pelo conselho nacional de educação – CNE (MEC, 2020). É importante notar que a realização das práticas de estágios em psicologia de maneira remota, só passou a ser objeto de discussão a partir dessa portaria, pois, antes desse período estava vetada sua realização. Com a publicação da citada resolução o Conselho Federal de Psicologia – CFP, mobilizou vários profissionais, membros dos conselhos regionais da classe e da associação brasileira de ensino de psicologia para elaboração de um caderno de recomendações sobre as práticas de estagio remotos em psicologia no contexto de pandemia do COVID – 19. É importante ressaltar há vigente atualmente uma outra orientação sobre as aulas remotas que se estenderam até dezembro de 2021, mantidas pelo parecer nº 19 do Ministério da educação (MEC, 2021). Se as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas, os princípios orientadores que a fundamentam, não. Mas este momento exige pensar a realidade que se apresenta e apontar, com subsídios legais, normativos, éticos e responsabilidade acadêmica, formas de ação apenas para este contexto excepcional (CFP, 2020 p.13). É com base nessa reflexão que se permite pensar sobre a adoção do estágio remoto como uma ação alternativa que proporciona não só a continuidade de sua formação, mais também o respeito as medidas de isolamento social, devido ao período de pandemia e o cuidado com a saúde do aluno. Reforçando sobre a continuidade da formação Gusso et al (2020), ressalta que a pandemia do novo coronavírus trouxe consigo mudanças, neste sentido novas soluções estão sendo requeridas e não é oportuno interromper o ensino. Quanto maior for a clareza sobre os aspectos que orientam as decisões a serem tomadas pelas Instituições de ensino, maiores vão ser a possibilidades e caminhos que orientem pela lucidez do conhecimento que já fora produzido e pela adequação das condições existentes para estudantes e professores. Adequar no sentido de fazer com que a continuidade da formação possibilite o alcance do objetivo do estágio na formação do aluno, torná-lo um futuro profissional, o de dota-lo de conhecimentos para o exercício das seguintes competências e habilidades: Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética (CNE, 2011 p.2). Dessa forma, tal objetivo só é alcançado quando se proporciona ao aluno uma formação em que o remoto possibilite situações similares ao contexto real do campo presencial, mas também experiências nunca antes vivenciadas no que tange a formação nesse formato online. Cruz (2015), pontua que o processo de formação profissional envolve diversas perspectivas, principalmente quando abordamos as áreas da saúde. Dado o exposto é literalmente necessário que o aluno mergulhe na experiência da formação, de modo que este se permita ter contato com as várias possibilidades que o campo da saúde pode ofertar, principalmente diante dos desafios que ensino online apresenta. CONSIDERAAÇÕES FINAIS: Diante do exposto, constata-se que o estágio remoto foi sem dúvidas uma experiência única, rica em termos de aprendizado, uma vivencia recheada de desafios que carecem serem discutidos e superados, sobretudo por que vivemos num mundo extremamente conectado. Por fim, apesar dos aspectos negativos da pandemia, ela trouxe à tona uma questão extremamente importante em relação não apropriação das instituições as novas tecnologias, dificultando assim a adaptação diante de tal contexto. Dessa forma, os aprendizados decorrentes da pandemia apontam para uma urgência na adequação do ensino para aas necessidade atuais e uma apropriação das novas tecnologias. REFERÊNCIAS: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - CFP. Práticas e estágios remotos em psicologia no contexto da pandemia da covid-19: recomendações. Recurso eletrônico. Brasília, 2020a p. 13 - 15. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 15 DE MARÇO DE 2011. Brasília, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692- rces005-11-pdf&Itemid=30192. Acesso em 10 abril de 2021 CRUZ, Amanda Pereira de Carvalho; CUNHA, Marcela Silva da. Formação em psicologia da saúde: tensões e potências no campo interdisciplinar. Rev. NUFEN, Belém , v. 7, n. 2, p. 137-151, dez. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175- 25912015000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 08 março de 2021. GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes a Gestão Universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 07 de abril de 2021. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. PORTARIA Nº 544, de 16 de junho de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de- junho-de-2020-261924872 __________________. Parecer Conselho Nacional de Saúde Nº 19. Brasília, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167131-pcp019-20&category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=30192. Acessado em 31 de abril de 2021. MINISTERIO DA SAÚDE. Coronavírus: COVID-19. Brasília, 2021. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acessado em 31 de abril de 2021. SOLIGO, Angela de Fátima et al. Formação em Psicologia: Estágios e Avaliação Psicológica. Psicol. cienc. prof., Brasília, v.40, e243432, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100654&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 08 abril 2021.
Título do Evento
2º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2021
Título dos Anais do Evento
Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, José Roberto Da Silva. RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA REMOTO: SUAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS.. In: Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital. Anais...Campo Grande(MS) Unigran Capital, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2021/351619-RELATO-DE-EXPERIENCIA-NO-ESTAGIO-EM-PSICOLOGIA-REMOTO--SUAS-POSSIBILIDADES-E-DESAFIOS. Acesso em: 27/04/2025

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