A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 03/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-522-0

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Edith Garcia Da Luz
  • Gabriella Lara Martins
  • João Marcos Aquino
  • Sandra Gehlen de Oliveira
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Nutrição
Data de Publicação
03/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2022/501401-a-importancia-do-estagio-supervisionado-em-unidades-de-alimentacao-e-nutricao-para-a-formacao-do-profissional-nut
ISBN
978-85-5722-522-0
Palavras-Chave
Alimentação Coletiva, Boas Práticas Para Serviços de Alimentação, Estudante de Nutrição, Formação do Nutricionista, Procedimentos Operacionais Padrão.
Resumo
Introdução: O nutricionista é o profissional habilitado para trabalhar em diversas áreas, e uma delas, é a Nutrição em Alimentação Coletiva, compreende em diversas funcionalidades (supervisionar, planejar, organizar, dirigir). Esses locais são denominados Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), sendo possível ser uma empresa de autogestão ou de concessão, visando atendimentos ao público seja ele sadio ou enfermo (CFN nº 380). As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Nutrição (DCN da Graduação de Nutrição), RESOLUÇÃO CNES/CES nº5/2001, cita que para a formação profissional do nutricionista além dos conhecimentos teóricos obtidos durante a graduação, o curso também deve proporcionar o estágio supervisionado obrigatório, que oferece uma prática pedagógica, o acadêmico frequenta locais conveniados com a Instituição de Ensino Superior (IES) para assim otimizar o processo de aprendizagem. Objetivo/s: Analisar e relatar a experiência vivida durante o primeiro estágio supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição e como essa prática pode agregar conhecimento e experiência para o acadêmico de nutrição visando à formação profissional. Metodologia: O presente relato de experiência agrega tanto os valores atribuídos na experiência adquirida durante o período de estágio I como também o aporte teórico, esse fundamental para o ingresso no campo de estágio. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa observacional com abordagem qualitativa. O estágio em UAN I foi realizado durante o primeiro semestre do ano de 2022, em um período de 20 dias não consecutivos, com carga horária total de 100 horas (entre atividades teóricas e práticas) nos locais conveniados com a IES, sendo cumprido três vezes na semana (quarta-feira/quinta-feira /sexta-feira), com uma carga horária de 4 horas/dia. Dentro do campo de estágio foi possível entender na prática as atribuições do nutricionista, como a elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s), elaboração e preenchimento de planilhas de temperatura (freezers, geladeiras e refeições), adequação das exigências previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), treinamento com os funcionários da unidade, padrão de qualidade do produto, segurança alimentar, dificuldades na gestão de pessoas, higiene e boas práticas, e também contribuir e colaborar com as melhorias solicitadas. Durante a primeira semana o estagiário assimila as rotinas e visualiza os processos acompanhado do/a nutricionista da UAN, na semana subsequente já é possível executar algumas pequenas funções que são atribuídas pelo nutricionista. Com o engajamento no local, em pouco tempo o estagiário já consegue realizar várias atividades rotineiras de uma unidade sem o acompanhamento frequente do nutricionista, apenas com a sua supervisão e feedback no fim da sua rotina diária. Resultados: A realização do Estágio Supervisionado em UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), permitiu a vivência com a rotina do local e suas demandas, sendo uma experiência muito rica que possibilita a descoberta e o aprendizado de novas perspectivas na área da Alimentação Coletiva. O estagiário mesmo com pouca experiência inicial é capaz de colaborar com as atividades da UAN e concomitante executar e aprender como realizar atividades pertinentes ao profissional de nutrição. Desta forma, mesmo com um período curto ganha capacitação e conhecimentos práticos. Discussão: Durante o período de estágio são várias as experiências vividas e atividades realizadas como: convivência com a equipe de trabalho, desenvolvimento de fichas técnicas de preparações, acompanhamento dos pedidos de compras, recebimento das mercadorias, elaboração de POP’s, boas práticas aplicadas, elaboração e preenchimento de planilhas de temperatura de equipamentos como freezers, geladeiras inclusive das refeições, e principalmente a visualização das dificuldades da gestão de equipe, ou seja, como atua o nutricionista nesta área específica. O responsável por todas estas funções e também pelo gerenciamento da equipe é do nutricionista (CFN nº 380). Mas o estagiário pode executar essas atividades, porém todas devem ser supervisionadas, além de observar e ajudar na rotina, é capaz de verificar as dificuldades e as superações que o profissional enfrenta diariamente (CFN nº 075/87). De acordo com as DCN do Curso de Nutrição a articulação que acontece entre teoria e prática fortalece as experiências adquiridas em locais/ambientes externos da IES, assim julgada de extrema importância para a formação profissional. Sendo assim o CFN nº 380 ressalta, que o nutricionista deve ser capacitado para cuidar e/ou recuperar a saúde da comunidade através de uma alimentação saudável, com segurança alimentar e nutricional. E para ter uma formação sólida e com embasamento técnico/teórico, entende-se que a prática como um formato continuado de ensino (externo) possibilita esse preparo e condição pós formação para a atuação como nutricionista. Conclusões: As práxis exercidas diariamente durante o estágio supervisionado, contribuiu tanto para a empresa concedente como para o estagiário, poder colaborar nas atividades de rotina de uma UAN é muito satisfatório e enriquecedor. Através do estágio supervisionado é possível compreender as fragilidades encontradas neste ambiente e subsequente a comprovação verdadeira da necessidade e importância do nutricionista da alimentação coletiva. Este profissional não agrega apenas valor nutricional ou administrativo/financeiro, mas sim, a segurança alimentar que é de fato de muita relevância dentro da UAN, pois ela assegura a erradicação de contaminações microbiológicas entre outras. E acompanhar e vivenciar esses procedimentos é um acontecimento que soma e adiciona valores para a formação do profissional, pois somente a prática é capaz de demonstrar essas adversidades. Durante a execução do estágio, o acadêmico deve analisar esses problemas, discutir soluções, condutas, sempre levando em consideração referências atualizadas (CFN, 2021). As incumbências executadas neste período, foram relevantes e de grande valia para a formação profissional do nutricionista, porém só alcançamos esses resultados com o respaldo e orientação da nutricionista e da equipe de produção, pois sem essa abertura não seria possível realizar o estágio e as atividades pertinentes à nutrição. Esta prática permitiu ensinamentos sobre os aspectos técnicos metodológicos da produção de alimentos e todas as competências e habilidades necessárias para a formação do nutricionista. O estágio é um eixo importante da graduação e traz um conhecimento que está além da teoria, mas sem a teoria não seria possível executá-lo, desta forma conclui-se que os dois são necessários para a formação profissional do nutricionista, e que o conhecimento é constante, e essa experiência vivida (estágio supervisionado obrigatório) proporciona aos estudantes um pouco de segurança e conhecimento para adentrar no mercado de trabalho.
Título do Evento
3º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2022
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUZ, Edith Garcia Da et al.. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.. Anais...Campo Grande(MS) Rua Abrão Júlio Rahe, 325, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2022/501401-A-IMPORTANCIA-DO-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-EM-UNIDADES-DE-ALIMENTACAO-E-NUTRICAO-PARA-A-FORMACAO-DO-PROFISSIONAL-NUT. Acesso em: 25/04/2025

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