QUARTO PARA CRIANÇAS COM TEA AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES PARA AUTISTAS

Publicado em 03/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-522-0

Título do Trabalho
QUARTO PARA CRIANÇAS COM TEA AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES PARA AUTISTAS
Autores
  • Jessika de Oliveira silva
  • ROBERTA DE ARRUDA BRAGA SILVA
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Design de Interiores
Data de Publicação
03/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2022/502360-quarto-para-criancas-com-tea-ambientacao-de-interiores-para-autistas
ISBN
978-85-5722-522-0
Palavras-Chave
autismo, desenvolvimento, crianças, design de interiores
Resumo
INTRODUÇÃO Estima-se que 1% das crianças e adolescentes em todo mundo apresenta transtorno de espectro autista (Vieira e Baldin,2017).Crianças com transtorno de espectro autista (TEA) têm condições marcadas por perturbações neurológicas que prejudicam a comunicação, socialização e imaginação. Essas dificuldades são diferentes para cada indivíduo por haver diferentes graus de dificuldade; algumas delas podem ter uma vida normal por seu grau ser leve ou então ter algumas limitações se o grau for mais elevado, ter rotinas no seu dia-a-dia os ajudam no seu cotidiano e um lugar para se sentirem acolhidas e protegidas auxilia no desenvolvimento e nas crises emocionais. Um ambiente planejado é capaz de trazer bem-estar e o designer de interiores pode transformar espaços; trazendo segurança e aconchego de uma forma delicada e lúdica levando a compreensão e estimulando a interação a novos ambientes. Comunicar-se e interagir é de importância central, não apenas na educação como na vida cotidiana, que fica muito claro que, quando uma criança ou jovem apresenta dificuldades significativas nestas áreas neurológicas, é essencial uma provisão adequada para ajudar no maior progresso possível (Farrell, 2008). O quarto seria um ambiente para sentirem que tem seu lugar no mundo, algumas ações fazem com que as crianças com TEA desenvolvam sua individualidade até mesmo sua independência. Neste ambiente pode ser utilizado objetos a seu alcance facilitando na sua coordenação motora e também no processamento sensorial. OBJETIVOS apresentar as limitações das crianças com TEA e trazer um ambiente pensado exclusivamente a elas. Onde o planejamento do quarto não ajudará somente esta criança e sim toda a família, tendo dias mais leves e agradáveis. A utilização de conforto acústico e lumínico torna o ambiente calmo, esses elementos podem ser utilizados para conter ruídos já que as crianças são bem sensíveis a sons e a cromoterapia para acalmar trazendo tranquilidade. METODOLOGIA abordagem da pesquisa foi qualitativo descritivo, a revisão de literatura realizada em fontes eletrônicas tais como: Neurológica, Lisaorganiza, Canal autismo, Estadão, Casa vogue. Nas quais foram utilizadas palavras chaves como: autismo, desenvolvimento, quarto e adequação. Considerou-se artigos com bases de estudos atuais e por médicos que dizem que o diagnóstico precoce é capaz de tratar para que o quadro não se agrave. RESULTADOS E DISCUSSÃO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de um distúrbio neurológico que afeta crianças a interação social, comunicação e comportamento. Pensar em um ambiente adequado para elas podem gerar avanços em seu crescimento. Uma boa decoração pode ajudar muito no desenvolvimento dos pequenos e pensando nisso podemos utilizar alguns elementos para que crianças autistas se sintam independentes e se comuniquem melhor de uma forma lúdica e criativa. O quarto é um ambiente que conseguimos trabalhar a identidade da criança, um lugar adaptado para acolher e proteger que é de grande valia pois além de trabalhar o lado decorativo trás objetos, texturas e cores que iram estimular esta criança em seu crescimento. Para projetar este ambiente precisa-se levar em conta a parte sensorial desta criança com TEA. Existem brinquedos terapêuticos que podem ser úteis, mas em muitos casos são caros então é preciso recorrer a formas mais simples e baratas. Objetos como camas montessorianas trazem consigo a liberdade de ir e vir sem a ajuda dos pais desenvolvendo a capacidade de se moverem de forma mais independente, móveis com voltados ao método Waldorf tem uma proposta que liga o estado físico com o espiritual, a utilização de madeira e cores claras trazem a calma assim como o azul utilizado na cromoterapia uma sessão feita em casa para tranquiliza-los, além do acústico que é muito importante. Barulhos afetam essas crianças e pode até levar a uma crise que por muitos pode ser vista como birra, mas nada mais é do que uma deficiência em saber se comunicar como os outros ao seu redor. Atualmente não é possível dizer ao certo quantas crianças autistas há no Brasil, até porque muitos não são diagnosticados. Os dados que encontrado é referente ao estudo-piloto em 2011 que resultou em 1 autista para cada 367 crianças. Ter em casa uma criança com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. É fundamental descobrir um meio ou técnica que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com ela por isso é fundamental criar um ambiente onde não haja muitas mudanças ajudando a manter o seu mundo organizado e dentro da rotina. É preciso de estratégias para uma melhor adaptação, dentre elas, o posicionamento longe de portas e janelas, livre de distrações. Móveis de fácil acesso e, se possível, estações de trabalho individuais, textura de materiais mais confortáveis. Algumas escolas especializadas já adotaram essa postura, porém, o acesso é bastante limitado. No entanto, muitas famílias optam por adaptar um quarto em casa para criar um espaço de estimulação sensorial ou recarregar. Salas ou espaços sensoriais podem assumir várias formas, branco, escuro, com som, interativo, tendo água ou jardim. Suas principais funções tendem a ser terapêutico educacional e lazer, tudo em benefício do desenvolvimento. Os equipamentos utilizados irão variar de acordo com a função e necessidade. Os estímulos podem incluir música suave, almofadas vibratórias, as fibras ópticas, bolas de espelho, tubos de bolha, camas de água, paredes tátil, discoteca, luzes e projetores. O equipamento pode ser configurado com opções, a pressão de som e movimento que em seguida, ativa uma parte do equipamento na sala. Para Pietra (2018, p. 05) a criança vem para reconhecer causa e efeito. Desfrutar do espaço sem desgaste emocional. CONSIDERAÇÕES FINAIS O autismo ou Transtorno do Espectro Autista é uma condição de saúde com uma dificuldade na comunicação social e seu comportamento pode ser de hiper foco e de movimentos repetitivos. Esses comportamentos podem ser de vários graus. Por acometer mais o sexo masculino (por seu grau ser mais intenso) em mulheres podem nem ser percebidos ou diagnosticados por seu grau ser leve e nem sempre são perceptivos pelo indivíduo, isso dificulta o diagnóstico precoce. REFERÊNCIAS FARRELL, Michael. Dificuldades de Comunicação e Autismo - Estratégias Educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2008. PIETRA, Renata Scarano. A influência das cores e materiais para as crianças autistas, no âmbito escolar. ISSN 2179-5568 – Revista Especialize On-line IPOG - Goiânia - Ano 9, Edição nº 16 Vol. 01 Dezembro/2018. Disponível em:< https://ipog.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/renata-scarano-pietra-89829.pdf>. Acesso em: 02/06/2022. VIEIRA, Neuza Maria. BALDIN, Sandra Rosa. Diagnóstico e Intervenção de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. 10º Encontro Internacional de Formação de Professores – Enfope – e o 11º Fórum Permanente de Inovação Educacional – Fopie. Aracajú – Sergipe, 2017.
Título do Evento
3º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2022
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Jessika de Oliveira; SILVA, ROBERTA DE ARRUDA BRAGA. QUARTO PARA CRIANÇAS COM TEA AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES PARA AUTISTAS.. In: Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.. Anais...Campo Grande(MS) Rua Abrão Júlio Rahe, 325, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2022/502360-QUARTO-PARA-CRIANCAS-COM-TEA-AMBIENTACAO-DE-INTERIORES-PARA-AUTISTAS. Acesso em: 27/04/2025

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