SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS PARA PROPOSTA DE UM ANTEPROJETO DE TERMINAL AEROPORTUÁRIO DE PASSAGEIROS PARA A CIDADE DE DOURADOS

Publicado em 03/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-522-0

Título do Trabalho
SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS PARA PROPOSTA DE UM ANTEPROJETO DE TERMINAL AEROPORTUÁRIO DE PASSAGEIROS PARA A CIDADE DE DOURADOS
Autores
  • JEFFERSON HAHN
  • Renata Benedetti Mello Nagy Ramos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
03/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2022/502375-solucoes-arquitetonicas-para-proposta-de-um-anteprojeto-de-terminal-aeroportuario-de-passageiros-para-a-cidade-de
ISBN
978-85-5722-522-0
Palavras-Chave
Aeroporto, Terminal aeroportuário, Desenvolvimento regional, Dourados
Resumo
(I) Introdução: Esta pesquisa trata da arquitetura aeroportuária e compõe parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em desenvolvimento. A temática justifica-se, pois, o modal viário no Brasil, cumpre um papel importante de conexão entre as regiões do país, sendo de fundamental relevância para o desenvolvimento e a integração entre elas, pois desempenha a função de transporte de passageiros bem como de insumos e produtos, tanto no mercado nacional como internacional. Atualmente, os aeroportos deixam de serem vistos como um simples terminal onde há uma troca de modal de transportes e passam a ser visto como parte integrante de uma cadeia logística sendo geradores de negócios sob uma ótica de aeroporto-empresa, provedora de uma ampla gama de serviços. Em se tratando de Brasil, a demanda de passageiros que utilizam o modal aéreo no país teve um crescimento nas últimas décadas, acompanhando o movimento de maior integração mundial e o aumento da renda per capita no país, o que fez com que o movimento nos aeroportos aumentasse, e com esse aumento de tráfego, ficou nítido a necessidade de melhorias nas infraestruturas e modernização dos terminais aeroportuários, tanto para voos domésticos, aviação geral e de cargas, com vistas a evitar gargalos e a ofertar serviços adequados aos passageiros e também para os profissionais da aviação. Além do aspecto econômico, resultante das operações comerciais em aeroportos e o do turismo de maneira geral, vale dizer que nesse tipo de edificação ou o conjunto dessas edificações, estão também presentes nas diferentes funções mais ou menos integradas e que colocam os terminais aeroportuários de passageiros entre os edifícios mais complexos do nosso tempo. Complexidade esta, que se estende para além dos limites do próprio aeroporto, com repercussões no sistema viário, crescimento do comércio e serviços nas proximidades, impactando de forma significativa nas cidades ou mesmo nas regiões onde estão instalados. Assim, essa temática reflete a sua importância e especificidade e requer do profissional que desenvolve projetos nesse nicho, olhar atentamente para as questões funcionais que envolvem o projeto dos terminais de aeroportuários de passageiros, mas também para as complementares que não deixam de ser importantes. (ii) Objetivos: Estudar as soluções arquitetônicas praticadas em projetos de terminais aeroportuários de passageiros para fundamentação de uma proposta em nível de anteprojeto para a cidade de Dourados - MS. (iii) Metodologia: O tema do Trabalho de Conclusão de Curso é investigado por meio de pesquisa exploratória, de cunho teórico e conceitual, com abordagem qualitativa mediante levantamento bibliográfico a partir da realização de uma revisão de literatura e documental. As palavras-chave utilizadas nas buscas compreenderam “arquitetura de aeroportos”; “terminais de passageiros”; “desenvolvimento regional”; “Dourados – MS”. Foram utilizadas monografias em nível de graduação, teses e dissertações. Além desses trabalhos, manuais e cartilhas que tratam da temática contribuem para subsidiar as informações técnicas. (iv) Resultados: Diante dos trabalhos analisados, percebe-se que os terminais aeroportuários de passageiros revelam estruturas e soluções diversificadas e, continuam em evolução na atualidade. As soluções compreendem soluções operacionais, de logística e funcionais. E que a vantagem desse sistema de transporte se dá justamente pelo tempo empregado quando comparado com outros sistemas. Nesse contexto, Araújo (2020), em sua tese de mestrado, evidencia a redução das distâncias através da conexão e velocidade de locomoção. Desta maneira podemos atribuir um papel ainda mais significativo de modificação à cidade quando da formação do sistema aéreo e seus aeroportos, os quais produtores desta mudança, começaram a fazer parte arraigada da urbe moderna (ARAÚLO, 2020). Mesmo o setor aéreo sendo altamente regulado, não tem como ignorar a sua relevância para o desenvolvimento das cidades, pois os aeroportos são um núcleo cada vez mais importante de comércio em atendimento a uma população global em constante movimento. De acordo com Kuhn (2003, apud VASCONCELOS, 2007, p. 2), os aeroportos desempenham papel de promoção do desenvolvimento da economia nas áreas que estão inseridos, não só as atividades que são exercidas no seu interior. Atualmente, a construção de um aeroporto demanda uma lógica de projeto que garanta uma expansão contínua, que haja processo de transformação com garantia de crescimento dessa infraestrutura. Portanto, o desenvolvimento de um projeto hoje, precisa ser flexível e dinâmico, e demonstrar as diversas fontes de receita possíveis para o administrador do complexo aeroportuário. Isto pressupõe um planejamento tanto da infraestrutura aeroportuária quanto da ocupação ordenada da região de entorno. Fato este que proporciona a atração de empresas com produtos e serviços de alto valor agregado, de distritos industriais com tecnologia de ponta, rede de ensino, complexos residenciais, hotéis e áreas de lazer. O sítio aeroportuário geralmente é composto por: terminal de passageiros, pátio de aeronaves, pista de táxi, pista de pouso e decolagem, torre de controle de tráfego aéreo entre outros, e destes, o terminal de passageiros é a edificação mais complexa e relevante dentro da infraestrutura aeroportuária, e é onde os usuários têm parte das suas vivências dentro da experiência de “voar”. Se essa infraestrutura apresenta problemas, o passageiro é quem primeiro identifica e isso o afeta diretamente. Atualmente muitos aeroportos a nível mundial deparam-se com a crise de falta de espaço, ou seja, de capacidade para o seu dimensionamento, tanto no “Lado Ar” como no “Lado Terra” (DUARTE, 2018). No Lado Terra é onde se concentram as operações técnicas do aeroporto, como sala de embarque, canais de inspeção, imigração (Polícia Federal), área de movimento/manobra de aeronaves, ou seja, área operacional, também denominada "lado ar", significa o conjunto formado pela área de movimento de um aeródromo. Vale dizer que a infraestrutura de um aeroporto é o principal motor para atestar a qualidade dos serviços que serão prestados ali. Isso porque quando há um bom planejamento de infraestrutura fica evidente o conforto das instalações, a segurança e a eficiência do local, principalmente para aqueles que trabalham no aeroporto. Quando há algum desses três itens citados faltando, toda a experiência é afetada e pode gerar uma desqualificação dos serviços pelos usuários. Essa cobrança por melhores infraestruturas também é feita pelos demais prestadores de serviços existentes no terminal. O aeroporto é uma fonte de renda importante para a região que estiver instalada, pois gera uma demanda de serviços que influenciam diretamente a economia do local (FLEMMING; QUALHARINI, 2010). Esses empresários que entram para prestar serviços no aeroporto agregando valor para a administração, exigem bons ambientes, com conforto para melhor atender, com segurança garantida pela administração e ambientes que ajudem a tornar a experiência do usuário satisfatória, já que para os passageiros, aeroportos precisam ser lugares aconchegantes, onde além do serviço de embarque e desembarque, haja também lojas, bancos, salas de espera reservadas e praças de alimentação. De acordo com Alves (2019), para um bom planejamento e principalmente, para um bom projeto de terminais aeroportuários, existem considerações que são de extrema relevância, dentre essas, a principal é a tipologia que o aeroporto terá, e isso influencia diretamente no desenvolvimento do projeto. A maioria dos terminais pelo mundo, concentram basicamente uma dessas tipologias que são denominadas linear, píer ou finger, satélite e transporter conforme apresenta um normativo da Administração Federal de Aviação americana (FAA). (v) Discussões: Visando uma melhoria das infraestruturas dos aeroportos sob controles locais, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem buscado realizar parcerias com o Ministério de Infraestruturas para manutenção e projetos de ampliações, alguns já realizados, como no aeroporto regional de Bonito e, em implantação no aeroporto regional de Dourados. Justifica-se por Dourados ser considerado um pólo econômico tendo como matriz principal o agronegócio, além da indústria, do comércio e de sua infraestrutura de serviços. Além disso, Dourados é a referência para uma macrorregião formada por pelo menos 30 cidades do entorno, o que eleva seu trânsito populacional para 800 mil pessoas que buscam na cidade melhores oportunidades educacionais e de serviços. Devido a uma série de deficiências encontradas no sítio aeroportuário de Dourados, em 2021 houve uma interdição dos voos e o aeroporto foi fechado para uma reforma que inclui desde aumento de pista para pousos e decolagens até a construção de um novo terminal de passageiros. com o passar do tempo, houve reformas pontuais em diversas áreas, porém, o impacto dessas melhorias não foi suficiente e se fez necessário essa intervenção no aeroporto, com isso, será a primeira vez que o sítio aeroportuário receberá uma obra de ampliação e manutenção de seus sistemas de grande relevância. Localizada na região Centro-Sul do Estado, Dourados é considerado o segundo maior município com população em torno de 225 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representando aproximadamente 14% do total de habitantes de Mato Grosso do Sul. A cidade também conta como um atrativo de destaque a educação, já que há um forte investimento na área universitária do município, que hoje conta com duas universidades públicas, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), e do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, o que faz da cidade um forte atrativo para acadêmicos tanto da região do entorno como a âmbito nacional devido ao alto grau de excelência dessas instituições. Hoje em dia, os aeroportos não são vistos como um local de luxo e para poucos, mas, passaram a assumir uma importância no desenvolvimento local já que é uma ferramenta que ajuda a aumentar a produtividade das empresas, gera mais empregos, conecta as redes de transportes urbano e regional, além de oferecer novas oportunidades de negócios. As cidades dos interiores, travam disputas visando conseguir autorizações para operar aeródromos e para aumentarem frequências de operações aéreas nos mesmos. Na cidade de Dourados não é diferente, de acordo com Deller (2017), existe uma pressão de grandes empresas aeronáuticas para que o aeroporto existente na cidade receba uma reforma e seja ampliado, de forma que possam começar a operar suas rotas a partir de Dourados. A partir dessa compreensão, cabe também destacar a importância do transporte aéreo regional e sua capacidade de interconexão entre distantes pontos do território nacional. (vi) Conclusão: Considerando os pontos apresentados, a presente pesquisa serve como base teórica para uma proposta de anteprojeto para um novo terminal de passageiros do aeroporto da cidade de Dourados. Os dados levantados contribuem para a fundamentação e o entendimento no campo da arquitetura e suas relações com o desenvolvimento econômico da região objeto de estudo. (vii) Referências: ALVES, Ana Carolina. O gerenciamento das atividades aeroportuárias: um estudo de caso do Aeroporto Internacional de Viracopos. 2019. ARAÚJO, C. E. R. A arquitetura e a aviação um “novo” paradigma projetual sobre aeroportos: Estudo da proposta de ampliação para o aeroporto Humberto Delgado. 2020. 249 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020. DELLER Richard. Previsão de demanda e sua influência na capacidade aeroportuária regional de Dourados – MS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção. Dourados: UFGD, 2017. DUARTE, João Carlos et al. A avaliação da satisfação do passageiro sobre a utilização do self check-in no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa: um estudo empírico. Dissertação de Mestrado. 2018. FLEMMING, Liane; QUALHARINI, Eduardo L. Os Aeroportos e as Condições Ambientais. Anais… 8º seminário Internacional Arquitetura, Urbanismo e Design: Produtos e Mensagens para Ambientes Sustentáveis-NUTAU. Universidade de São Paulo, 2010. VASCONCELOS, Leonardo F. Soares. O aeroporto como integrante de um projeto de desenvolvimento regional: a experiência brasileira. Dissertação de Mestrado. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Universidade de Brasília. Brasília, 2007.
Título do Evento
3º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2022
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HAHN, JEFFERSON; RAMOS, Renata Benedetti Mello Nagy. SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS PARA PROPOSTA DE UM ANTEPROJETO DE TERMINAL AEROPORTUÁRIO DE PASSAGEIROS PARA A CIDADE DE DOURADOS.. In: Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.. Anais...Campo Grande(MS) Rua Abrão Júlio Rahe, 325, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2022/502375-SOLUCOES-ARQUITETONICAS-PARA-PROPOSTA-DE-UM-ANTEPROJETO-DE-TERMINAL-AEROPORTUARIO-DE-PASSAGEIROS-PARA-A-CIDADE-DE. Acesso em: 29/04/2025

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