A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DAS MULHERES

Publicado em 03/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-522-0

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DAS MULHERES
Autores
  • Jessica Negreli Dos Santos
  • Thaís Pereira De Araújo
  • ANGELITA LEAL DE CASTRO FONSECA
  • Soraya Chicrala Matos
  • JULIANA PRATI SALVADOR
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Estética e Cosmética
Data de Publicação
03/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2022/505989-a-influencia-da-midia-na-construcao-da-imagem-corporal-das-mulheres
ISBN
978-85-5722-522-0
Palavras-Chave
Redes Sociais; Imagem Corporal; Padrões Estéticos
Resumo
Introdução: A beleza e os conceitos aplicados na moda e nos padrões estéticos, estabelecidos nas comunidades com o decorrer dos anos, estão atrelados ao contexto social e ideológico de cada época. A beleza feminina está associada aos arquétipos ditados historicamente pela visão masculina da feminilidade (BRAGA, 2018). Com o passar dos anos e com o advento das mídias sociais, principalmente após a globalização e a implementação da internet, ocorreu uma disseminação de diversas informações e conteúdo para todo o mundo, alcançando pessoas de variadas idades, gêneros e posições sociais, destacando-se, entre elas, o público feminino (BACK, 2017). Além da pressão das propagandas televisivas, dos conteúdos midiáticos de culto à vida supostamente saudável e das publicações no Instagram e Facebook, há uma preocupação especialmente entre adolescentes e mulheres jovens, em atingirem os padrões perfeitos, exigidos pelo contexto social. Nesse sentido, é muito importante que pesquisas que retratem os padrões corporais impostos pela mídia social, sejam difundidas à sociedade. Objetivo: Investigar o papel da mídia na construção da imagem corporal das mulheres, a fim de entender como as mídias sociais podem influenciar nos padrões estéticos femininos. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura, em artigos e livros no banco de dados: Scholar, Scielo e Elsevier, no período de 2012 a 2022. Resultados e discussão: De acordo com os estudos de Teles & Medeiros (2020) o impacto da imagem corporal nas mídias é totalmente negativo, pois o conteúdo divulgado, em grande parte, é direcionado para os padrões impostos pela sociedade, sendo abordados temas como beleza e alimentação fitness. Segundo Oliveira e Almeida (2020), os padrões estéticos exibidos nas mídias sociais tendem a se tornarem ditatoriais, ocasionando consequências ruins para aqueles que não se enquadrem a esse padrão, resultando em uma baixa autoestima e uma autodepreciação. Para Silva, Japur & Penaforte (2021) o corpo magro está cada vez mais propagado pela mídia, sendo uma forte causa de influência na autopercepção da imagem corporal do indivíduo e na internalização desse padrão corporal idealizado, podendo haver mudanças em atitudes e também no comportamento interpessoal. Barros e colaboradores (2021) destacam que podem ocorrer distorções na compreensão que indivíduos têm em relação aos seus próprios corpos, fazendo com que os corpos que antes eram considerados normais sejam vistos como corpos protuberantes e corpos que antes eram sinônimos de fome, penúria e até mesmo enfermidade, passem a serem desejados e vistos como belo. Conclusão: O uso excessivo das mídias sociais é uma das causas da insatisfação corporal, e as redes sociais vêm apresentando médias altíssimas de influência e na grande maioria dos casos as repercussões são negativas. As alterações de comportamentos da imagem corporal das pessoas pelas mídias sociais é um tema ainda muito novo, desta forma são necessários mais estudos para acompanhar as modificações das relações de autoimagem das pessoas em relação ao seu corpo.
Título do Evento
3º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2022
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Jessica Negreli Dos et al.. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DAS MULHERES.. In: Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.. Anais...Campo Grande(MS) Rua Abrão Júlio Rahe, 325, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2022/505989-A-INFLUENCIA-DA-MIDIA-NA-CONSTRUCAO-DA-IMAGEM-CORPORAL-DAS-MULHERES. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes